Transformação digital nos processos contábeis:

desafios e oportunidades

Autores

Palavras-chave:

Transformação Digital, Domínios, Processos Contábeis

Resumo

Este artigo teve como objetivo geral identificar e analisar os desafios e oportunidades da implantação da transformação digital nos processos contábeis, sustentadas nos 10 domínios do Modelo Teórico Analítico para Transformação Digital, conforme proposto por Oliveira (2023) e Oliveira et al. (2023). Para tanto, realizou-se um estudo de natureza descritiva e qualitativo em três escritórios de contabilidade de Araújos – MG e Perdigão – MG. Envolveu-se os proprietários dos escritórios, considerando uma visão abrangente da TD Como instrumento aplicou-se um roteiro de entrevistas junto aos envolvidos. Os resultados alcançados permitiram compreender os aspectos determinantes para a Transformação Digital nos escritórios de contabilidade, evidenciados principalmente nos domínios de ‘Agilidade Organizacional’, bem como seus desafios, sobretudo nos trabalhos de conscientização e adequação aos clientes mais tradicionais. Como contribuição teórica, colabora para ampliação do campo de estudos e compreensão da TD no contexto dos escritórios de contabilidade. Na dimensão prática, o estudo consolida a aplicação do modelo utilizado, elaborado a partir da sustentação teórica. Como contribuição gerencial, oferece oportunidade de desenvolvimento de ações e projetos de transformação digital que visam melhorar competitividade dos escritórios, sobretudo na dimensão da disseminação de uma cultura mais inovadora impulsionada pelas ferramentas tecnológicas, levando agilidade aos clientes envolvidos.

Biografia do Autor

Geovana Eduarda de Souza Santos, Faculdade de Nova Serrana (FANS)

Bacharel em Ciências Contábeis

Iasmyn Veloso Silva, Faculdade de Nova Serrana (FANS)

Bacharel em Ciências Contábeis

Marcelo Agenor Espíndola, Faculdade de Nova Serrana (FANS)

Mestre em Administração (FPL - MG)

Professor Universitário - Faculdade de Nova Serrana (FANS)  e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC - MG)

Frederico César Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Ciência da Informação (UFMG)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (UFMG)

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Publicado

2025-07-12