Funções definidas implicitamente por meio de equações: uma discussão sobre o uso dos softwares Geogebra e CAS Maple

Autores

  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia

Palavras-chave:

Funções definidas implicitamente, Visualização, Geogebra, CAS Maple.

Resumo

Discute-se nesse artigo um conteúdo presente, tanto no contexto do Cálculo em Uma Variável Real, bem como no Cálculo a Várias Variáveis. Assim, indicam-se alguns elementos vinculados à noção de equações, definidas de modo implícito, no caso de duas e três variáveis. De modo preliminar, assinala-se a tônica hegemônica de apresentação desse conteúdo, em certos compêndios especializados de Cálculo. Assim, depois de indicar limitações e formular questionamentos direcionados a tal tipo de abordagem, que continua sendo hegemônica no locus acadêmico, alguns exemplos são ressignificados, com o arrimo da tecnologia, descrita por uma proposta de complementaridade do software Geogebra com CAS Maple. Tal complementaridade é caracterizada em virtude de possibilidades de superação de certos entraves indicados, ao longo do escrito, em cada software. Por fim, indica-se um cenário de abordagem e exploração metodológica que evita a imediata aplicação de formulações e regras de cunho analítico, de modo irrefletido, por parte do aprendiz. Por intermédio dessa abordagem, o papel dedicado à visualização recebe lugar de destaque.

Downloads

Publicado

2014-02-07

Edição

Seção

Artigos