Potencialidades, realidades e perspectivas da utilização do GeoGebra em cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática: o caso da UFOP

Autores

Palavras-chave:

Software GeoGebra, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Matemática

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que investigou as potencialidades, as realidades e as perspectivas de utilização do software GeoGebra na formação inicial de professores e de bacharéis em Matemática. A metodologia contemplou um mapeamento de pesquisas correlatas, a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a realização de entrevistas com coordenadores e professores dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A análise dos dados apontou que: existem múltiplas potencialidades de utilização do GeoGebra nos processos de ensino e aprendizagem; que os PPC mostram uma realidade ainda distante da exploração de todas as potencialidades, ainda que os coordenadores e professores as reconheçam; que existem perspectivas de troca de experiências entre professores que podem contribuir para transformar as realidades observadas.

Biografia do Autor

Cyndi Menezes Pimentel, Secretaria do Estado de Educação

Professora da Secretaria do Estado de Educação (SEE-MG), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

Frederico da Silva Reis, Universidade Federal de Ouro Preto

Departamento de Matemática - Área de Educação Matemática

Eder Marinho Martins, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Referências

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Publicado

2025-06-08

Edição

Seção

Artigos