Interações discursivas em vídeos curtos

Auteurs

  • Carlos Alfeld Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Centro de Pesquisas Sociossemióticas e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP)

Mots-clés :

enunciação audiovisual, interações discursivas, sentido codificado, sentido conquistado, sentido sentido

Résumé

Este artigo analisa as interações discursivas em vídeos curtos no Instagram com destaque para o modo de organização da enunciação audiovisual : como as relações entre enunciador e enunciatário atuam na construção de sentido ? A análise destaca três principais regimes de interação discursiva : o “sentido conquistado”, que implica o enunciatário por meio de estratégias que visam o seu convencimento ; o “sentido codificado”, que depende da decodificação cultural ; e o “sentido sentido”, que utiliza — ainda que seja por meio da construção de simulacros — a apreensão sensível para promover experiências de consumo aquém e além do ato de comprar. Ao examinar esses elementos, o artigo problematiza a complexidade do fenômeno referente ao consumo dos vídeos curtos e algumas de suas implicações sociais e culturais.

Références

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Publiée

2025-09-25

Numéro

Rubrique

Analyses et descriptions