Interações discursivas em vídeos curtos
Mots-clés :
enunciação audiovisual, interações discursivas, sentido codificado, sentido conquistado, sentido sentidoRésumé
Este artigo analisa as interações discursivas em vídeos curtos no Instagram com destaque para o modo de organização da enunciação audiovisual : como as relações entre enunciador e enunciatário atuam na construção de sentido ? A análise destaca três principais regimes de interação discursiva : o “sentido conquistado”, que implica o enunciatário por meio de estratégias que visam o seu convencimento ; o “sentido codificado”, que depende da decodificação cultural ; e o “sentido sentido”, que utiliza — ainda que seja por meio da construção de simulacros — a apreensão sensível para promover experiências de consumo aquém e além do ato de comprar. Ao examinar esses elementos, o artigo problematiza a complexidade do fenômeno referente ao consumo dos vídeos curtos e algumas de suas implicações sociais e culturais.
Références
Fiorin, Jose Luiz, “Semiótica e Comunicação”, Galáxia, 8, 2004.
Greimas, Algirdas J., e Joseph Courtés, Dicionário de Semiótica (1979), trad. São Paulo, Contexto, 2013.
Greimas, Algirdas J. Semiótica. Diccionario razonado de la teoria del language II. Trad. esp., Madrid, Gredos, 1991.
Landowski, Eric, A sociedade refletida, São Paulo, EducPontes, 1992.
Landowski, Eric, “O triângulo emocional do discurso publicitário”, Comunicação midiática, 6, 2006.
Landowski, Eric Com Greimas. Interações semióticas, São Paulo, Estação das Letras e Cores, 2017.
Oliveira, Ana Claudia, “As interações discursivas”, in id. (org.), As interações sensíveis. Ensaios de sociossemiótica a partir da obra de Eric Landowski, São Paulo, Estação das Letras e Cores e Editora do CPS, 2013.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.


