Desenvolvimento desejado? Contribuições psicanalíticas para o antidesenvolvimento psicológico
Autores
Erica Burman
Resumo
Resumo: Este trabalho aborda como as ideias da psicanálise poderiam
apoiar um projeto de crítica ao paradigma de desenvolvimento, enquanto
influenciador de modelos de desenvolvimento econômico e individual.
Após apresentar o domínio conceitual e as questões em discussão, este
trabalho faz uma releitura de algumas reivindicações fundamentais
sobre o Esclarecimento e suas relações com a imaturidade, como um
convite à possibilidade de reinterpretar a intensificação contemporânea
do desenvolvimentismo. Isso oferece uma outra base lógica e um foco
para se voltar à psicanálise como um recurso conceitual e metodológico
crítico (embora com algumas qualificações-chave). Essas análises são
então utilizadas para discutir dois textos sobre a infância, com base em
interpretações lacanianas contemporâneas que são usadas para abordar
essa problemática. O texto termina com algumas especulações sobre
modos alternativos de envolvimento com o Esclarecimento e com as
abordagens desenvolvimentistas.
Palavras-chave: Kant; Foucault; práticas de exclusão; desenvolvimento
infantil; antidesenvolvimento; Lacan; psicologia crítica.
Abstract: This paper addresses how psychoanalytic ideas might support
a project of critiquing the developmental paradigm as it influences, and
links, models of economic and individual development. After outlining
the conceptual domain and questions at issue, the paper rereads some key
claims about the Enlightenment and its relationship with immaturity as
inviting scope for reinterpreting the more contemporary intensification
of developmentalism. This provides some further rationale and focus for
the turn to psychoanalysis as a critical conceptual and methodological resource (although with some key qualifications). Such analyses
are then used to inform the discussion of two indicative texts about
childhood, drawing on contemporary Lacanian interpretations that
are applied to address the problematic of childhood, before finishing
with some speculations on alternative modes of engagement with the
Enlightenment and developmental approaches.
Keywords: Kant, Foucault, exclusionary practices, child development,
antidevelopment, Lacan, critical psychology.
Biografia do Autor
Erica Burman
Professora da Psychology and Women’s Studies da Manchester Metropolitan University (UK), onde codirige a
Discourse Unit e o Women’s Studies Research Centre.