Da melancolia à ironia: o discurso dissimulado da contemporaneidade em Black Mirror
Autores
Danilo França do Nascimento
Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG)
Andréia Shirley Taciana de Oliveira
Geralda Aparecida do Carmo Schyra
Palavras-chave:
Fifteen Million Merits, Black Mirror, Melancolia, Ironia, Discurso dissimulado.
Resumo
Analisaremos neste artigo o segundo episódio da primeira temporada, Fifteen Million Merits, doseriado britânico Black Mirror. Pretendemos constatar, ao longo desta análise, as características da técnica que estão presentes no cenário, a propagação dissimulada do discurso midiático, o estado de melancolia, o esvaziamento do indivíduo e os traços de ironia que definem os personagens do episódio, tal como acontece com os indivíduos na sociedade contemporânea. Para esta análise, utilizamos os estudos dos teóricos Zygmunt Bauman (2001), Umberto Galimberti (2006), Slavoj Zizek (2011), Giorgio Agamben (2009), Walter Benjamin (apud KHEL, 2010), Soren Kierkegaard (1991) e Lucia Santaella (2008).
Biografia do Autor
Danilo França do Nascimento, Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG)
Possui graduação em Artes Cênicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). Atualmente é mestrando em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG), atuando nas áreas de teatro e literatura. Tem experiência na área de arte-educação, com foco em teatro, e na área de atuação teatral.