Rodrigo Estramanho de Almeida
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
Palavras-chave:
cultura política, hino nacional, Brasil
Resumo
Uma aproximação entre música e política pode ser feita a partir da analise dos hinos das nações. Desde o século XIX, com o advento dos Estado-nação independentes, e depois no século XIX, com o empuxo romântico de formas mais modernas de organização e unificação nacionais, nos é permitido conhecer um pouco da cultura política dos povos a partir de suas melodias e letras oficiais. Este ensaio pretende analisar aspectos da cultura política brasileira por meio do hino nacional.
Biografia do Autor
Rodrigo Estramanho de Almeida, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Cátólica de São Paulo (PUC-SP), possui graduação em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política (ESP) e aperfeiçoamento em Metodologia Quantitativa em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) onde coordena o Programa de Cursos de Aprimoramento Acadêmico e Profissional e é editor da Editora Sociologia e Política. Como pesquisador atua no Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP; no Grupo de Estudos Sociologia e Pensamento Social no Brasil (UNESP/ FESPSP) e no Grupo de Pesquisa e Extensão (GPE) do Programa de Pós-Graduação do CEFOR da Câmara dos Deputados (DF).