Reflexões sobre as vozes contribuintes para a constituição da subjetividade profissional do docente alfabetizador

Autores

  • Maria Lidia Sica Szymanski Universidade Estadual do Oeste do Parana
  • Ivete Janice de Oliveira Brotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Linguagem, Formação de Professores

Resumo

A Linguagem é uma das áreas mais importantes das Ciências Humanas, na medida em que se articula a todas as demais. E quando se trata da apropriação da linguagem escrita, a angústia com relação ao processo de alfabetização é uma constante entre alfabetizadores, seja porque várias teorias de ensino e aprendizagem da língua materna são veiculadas pelo discurso acadêmico e bibliográfico, seja porque as políticas educacionais adotam-nas. Neste artigo objetiva-se abordar, por meio de enunciados de professores alfabetizadores, quais as diferentes vozes que os constituíram profissionalmente, determinando o que se configura como base teórica em suas práticas pedagógicas. A coleta de dados realizou-se por meio de filmagens das atividades desenvolvidas em um curso de extensão, analisadas com base nos pressupostos bakhtinianos de linguagem e dialogia. A enunciação docente revela suas crenças e incertezas sobre os métodos de alfabetizar, apropriados de maneira fragmentada e superficial. É na compreensão de uma concepção de linguagem enquanto interlocução, focalizando sujeito e história, que o professor alfabetizador poderá superar modismos e se fortalecer enquanto responsável pelo ensino crítico da leitura e da escrita escolarizada.

Biografia do Autor

Maria Lidia Sica Szymanski, Universidade Estadual do Oeste do Parana

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, Paraná, Brasil;

Ivete Janice de Oliveira Brotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, Paraná, Brasil;

Publicado

2013-06-28

Edição

Seção

Artigos