Protocolos teatrais verbo-visuais: produção de sentidos para a prática teatral universitária

Autores

  • Jean Carlos Gonçalves UFPR/PUC-SP

Palavras-chave:

Protocolos teatrais, Verbo-visual, Produção de sentidos, Bakhtin e o Círculo

Resumo

Este texto, resultante de uma pesquisa de pós-doutorado, apresenta reflexões sobre a produção de sentidos para as aulas de teatro no ensino superior, a partir de protocolos de aula produzidos por acadêmicos discentes, e realizados sob a condição da verbo-visualidade. A partir da Análise Dialógica do Discurso, pautada nas contribuições teóricas de Bakhtin e o Círculo, é possível olhar para os discursos verbo-visuais dos alunos sobre suas aulas práticas, dialogando com os diferentes sentidos para os quais apontam.

Biografia do Autor

Jean Carlos Gonçalves, UFPR/PUC-SP

Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná. Realiza, atualmente, estágio de pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob supervisão de Beth Brait.

Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

Artigos