A construção do trabalho nas telas de Almeida Junior

Autores

  • Maria Inês Batista Campos

Palavras-chave:

Signo ideológico, práticas dialógicas, fronteiras identitárias, Almeida Júnior, caipira

Resumo

Neste artigo, o objetivo é analisar as diferentes representações verbovisuais do caipira em telas do pintor paulista Almeida Júnior e em cartões-postais do fotógrafo suíço Guilherme Gaensly. Busca-se compreender as relações enunciativas entre o eu que retrata e o outro retratado no contexto histórico-social. As pinturas e fotografi as produzidas pelo outro (brasileiro e suíço) recuperam sentidos diferentes em torno da cultura desse trabalhador rural. Esses enunciados concretos possibilitam flagrar o complexo e multifacetado trabalho do caipira e a tensa relação social na qual esse homem está submetido.

Biografia do Autor

Maria Inês Batista Campos

Professora da Universidade de São Paulo – USP

Downloads

Edição

Seção

Artigos