Protagonismo teatral e protagonismo educacional: quais deslocamentos fazem surgir um a(u)tor?

Autores

Palavras-chave:

Análise dialógica do discurso, Autoria, Protagonismo

Resumo

Este artigo visa promover um diálogo entre os sentidos de “protagonismo” nos campos teatral e educacional, a partir dos estudos de Bakhtin e o Círculo. Para tanto, analisa enunciados presentes em uma pesquisa documental, considerando as ocorrências da palavra “protagonismo” entre os sentidos emergentes, a fim de estabelecer possíveis pontos de contato com a categoria bakhtiniana de autoria. Para a investigação, partimos do texto da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (2017) e do Projeto Político-Pedagógico de uma universidade federal em diálogo com os sentidos de protagonismo no teatro, em perspectiva educacional. Ao resgatar as cadeias discursivas de cada esfera em particular, a análise permitiu compreender que essa apropriação pela BNCC-EM assume uma nova dimensão discursiva, descaracterizando seus enunciadores e interlocutores originais e não oferecendo subsídios para a construção do protagonismo/autoria. Além disso, evoca um sujeito estudante passivo, refém das determinações do documento que impacta as ações da escola.

Biografia do Autor

Claudia Garcia Cavalcante, Universidade Federal do Paraná - UFPR - Setor Litoral - Matinhos, Paraná, Brasil

 Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR - Setor Litoral - Câmara de Licenciatura em Linguagem e Comunicação)

José Luiz de Souza Santos, Universidade Federal do Paraná - UFPR - Setor Litoral - Matinhos, Paraná, Brasil

Professor Substituto da Universidade Federal do Paraná (UFPR - Setor Litoral - Câmara de Licenciatura em Artes)

Publicado

2019-08-06

Edição

Seção

Artigos