O discurso da dança e o conceito de gênero – alguns elementos de leitura

Autores

Palavras-chave:

Dança, Gênero, Enunciado, Valor, Entonação

Resumo

O objetivo do presente artigo é tratar a dança como discurso visual e verbo-visual e identificar alguns de seus componentes que permitem a construção de sentido para um público sem formação específica e que seja mero amador e frequentador de espetáculos de dança. Na primeira parte, busca-se estabelecer as bases teórico-conceituais do trabalho e, para tanto, percorrem-se trechos da obra de Bakhtin, Medviédev e Volóshinov que convergem com o pensamento de Rudolf Laban, teórico da dança que a concebe como linguagem. Na segunda parte, analisa-se um corpus constituído de quatro fragmentos discursivos, exemplares de diferentes gêneros – balé clássico, balé moderno, hip-hop e streetdance. Mobilizam-se para a análise os conceitos de gênero discursivo, entonação e sistema de valores.

Biografia do Autor

Marilia Amorim, Universidade de Paris VIII

Doutora em Ciências Humanas e Educação, professora aposentada da Universidade de Paris VIII.

Publicado

2020-04-17

Edição

Seção

Artigos