Polifonia e “realismo no sentido superior”: o epílogo de Crime e castigo

Autores

  • Priscila Nascimento Marques Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP)

Palavras-chave:

Fiódor M. Dostoiévski, Mikhail Bakhtin, Crime e castigo, Literatura russa, Polifonia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise do epílogo de Crime e castigo que leve em conta a elaboração bakhtiniana acerca do romance dostoievskiano, bem como outras vertentes críticas, mais ou menos congruentes com essa elaboração. Considerando o conceito de romance polifônico e as ressalvas de Bakhtin sobre sua aplicabilidade aos desfechos dos romances de Dostoiévski, buscaremos verificar a força desse conceito nesse epílogo em particular, por meio de um diálogo com diferentes posições críticas.

Biografia do Autor

Priscila Nascimento Marques, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP)

Departamento de Letras Orientais. Programa de pós-graduação em Literatura e Cultura Russa.

Downloads

Publicado

2011-11-18

Edição

Seção

Artigos