O coração nagô e a sua reinvenção: orikis hoje no Brasil

Autores

  • Julia Almeida Alquéres Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Escuta, Leitura, Nagô, Oriki, Ritual

Resumo

Este artigo lê um texto presente no livro O poço das marianas, de Eliane Marques, como sendo um oriki. Em iorubá, orí é cabeça e é saudação. Oríkì é um texto que faz uma saudação à cabeça. Pode ser escrito para qualquer ser: pessoas, animais, orixás, até para cidades. Para conseguir escutá-lo, entendo que preciso começar a pensar como os nagô. Faço uma entrada nesse modo de perceber o mundo a partir de alguns teóricos como Muniz Sodré e Leda Maria Martins. Com eles e outros, noto a importância do corpo em percepções de mundo africana e entendo que ele é fundamental na leitura ou escuta do oriki, que pode ser feita como se fosse um ritual. Ao fazê-lo, encontro um coração nagô que se mistura ao coração de quem escreve para se reinventar na literatura. Relaciono essa recriação com o modo de escrita Exunouveau, termo cunhado por Edimilson de Almeida Pereira. 

Referências

AGUSTONI, Prisca. Uma galáxia em implosão. In: Marques, Eliane. O poço das marianas – crítica. Porto Alegre: Escola de Poesia, 2021.

AYOH’OMIDIRE, Félix. Yorubaianidade: oralitura e matriz epistêmica nagô na construção de uma identidade afro-cultural nas Américas. Salvador: Segundo Selo, 2020.

BENISTE, J. Dicionário yorubá-português. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016.

ELIANE Marques em o poço das palavras - #2 conversa in vers(A). Jornal Poesia. Brasil: Poesi(A), 2024. YouTube (1h21min20seg), colorido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dpc7I3LaB6k. Acesso em 22 fev. 2024.

FREITAS, Henrique. O arco e a arkhé: ensaios sobre literatura e cultura. Salvador: Ogum’s Toques Negros, 2016.

MARQUES, Eliane. O poço das marianas. Porto Alegre: Escola de Poesia, 2021.

MARTINS, Leda. Performances do tempo espiralar. In: RAVETTI, Graciela, ARBEX, Márcia (org.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

SODRÉ, Muniz. Nagôs e Cristãos (26.10.2015). PPGCOM UERJ. Brasil: UERJ, 2015. YouTube (2h20min05seg), colorido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LlZ2P2apXLQ&t=4401s. Acesso em 12 fev. 2024.

PAPO com SOPAPORIKI invita as marianas. Escola de Poesia Amefricana. Brasil: Escola de Poesia Amefricana, 2021. YouTube (1h41min44seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wvXI7YV5uWA. Acesso em 16 mar. 2024.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. E. São Paulo: Patuá, 2017a.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. Entre Orfe(x)u e Exunouveau: análise de uma estética de base afrodiaspórica na literatura brasileira. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2017b.

RISÉRIO, Antonio. Orixá Oriki. São Paulo: Perspectiva, 2013.

SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.

Publicado

2025-08-16

Edição

Seção

Artigos