O coração nagô e a sua reinvenção: orikis hoje no Brasil
Palavras-chave:
Escuta, Leitura, Nagô, Oriki, RitualResumo
Este artigo lê um texto presente no livro O poço das marianas, de Eliane Marques, como sendo um oriki. Em iorubá, orí é cabeça e kì é saudação. Oríkì é um texto que faz uma saudação à cabeça. Pode ser escrito para qualquer ser: pessoas, animais, orixás, até para cidades. Para conseguir escutá-lo, entendo que preciso começar a pensar como os nagô. Faço uma entrada nesse modo de perceber o mundo a partir de alguns teóricos como Muniz Sodré e Leda Maria Martins. Com eles e outros, noto a importância do corpo em percepções de mundo africana e entendo que ele é fundamental na leitura ou escuta do oriki, que pode ser feita como se fosse um ritual. Ao fazê-lo, encontro um coração nagô que se mistura ao coração de quem escreve para se reinventar na literatura. Relaciono essa recriação com o modo de escrita Exunouveau, termo cunhado por Edimilson de Almeida Pereira.
Referências
AGUSTONI, Prisca. Uma galáxia em implosão. In: Marques, Eliane. O poço das marianas – crítica. Porto Alegre: Escola de Poesia, 2021.
AYOH’OMIDIRE, Félix. Yorubaianidade: oralitura e matriz epistêmica nagô na construção de uma identidade afro-cultural nas Américas. Salvador: Segundo Selo, 2020.
BENISTE, J. Dicionário yorubá-português. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016.
ELIANE Marques em o poço das palavras - #2 conversa in vers(A). Jornal Poesia. Brasil: Poesi(A), 2024. YouTube (1h21min20seg), colorido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dpc7I3LaB6k. Acesso em 22 fev. 2024.
FREITAS, Henrique. O arco e a arkhé: ensaios sobre literatura e cultura. Salvador: Ogum’s Toques Negros, 2016.
MARQUES, Eliane. O poço das marianas. Porto Alegre: Escola de Poesia, 2021.
MARTINS, Leda. Performances do tempo espiralar. In: RAVETTI, Graciela, ARBEX, Márcia (org.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
SODRÉ, Muniz. Nagôs e Cristãos (26.10.2015). PPGCOM UERJ. Brasil: UERJ, 2015. YouTube (2h20min05seg), colorido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LlZ2P2apXLQ&t=4401s. Acesso em 12 fev. 2024.
PAPO com SOPAPORIKI invita as marianas. Escola de Poesia Amefricana. Brasil: Escola de Poesia Amefricana, 2021. YouTube (1h41min44seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wvXI7YV5uWA. Acesso em 16 mar. 2024.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. E. São Paulo: Patuá, 2017a.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Entre Orfe(x)u e Exunouveau: análise de uma estética de base afrodiaspórica na literatura brasileira. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2017b.
RISÉRIO, Antonio. Orixá Oriki. São Paulo: Perspectiva, 2013.
SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.