Akunna: a narrativa do sujeito deslocado no conto “No seu pescoço”, de Chimamanda Ngozi Adichie
Palavras-chave:
Literatura nigeriana, “No seu pescoço”, Mulher negra imigrante, RacismoResumo
O presente artigo aborda questões relacionadas à experiência da diáspora, a situação da mulher negra imigrante afetada pela experiência de deslocamento geográfico, sob a perspectiva da literatura nigeriana de autoria feminina. Tem-se como objeto de estudo o conto “No seu pescoço”, integrante da coletânea de contos homônima, da autora Chimamanda Ngozi Adichie. O estudo objetiva discutir as problemáticas enfrentadas pela mulher negra em trânsito entre o continente africano e os Estados Unidos, bem como os conflitos no processo de construção identitária que circundam sua vivência em sociedades que a oprimem e a silenciam. A investigação norteia-se pela abordagem pós-colonialista, e problematiza-se o racismo cotidiano e genderizado a partir das representações construídas sobre a África e seus habitantes. A leitura analítica do objeto de estudo sinaliza que o conto “No seu pescoço” se afigura um tratado contra a vitimização da África e da mulher nigeriana.
Referências
ACHEBE, Chinua. O nome difamado da África. In: ACHEBE, Chinua. A educação de uma criança sob o protetorado britânico: ensaios. Tradução Isa Mara Lando. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. pp. 82-99.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Americanah. Tradução Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Hibisco roxo. Tradução Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Meio sol amarelo. Tradução Beth Vieira. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. No seu pescoço. In: ADICHIE, Chimamanda Ngozi. No seu pescoço. Tradução Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. pp. 125-138.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Tradução Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BARBOSA, Xênia de Castro; GOMES, Márcia Letícia. Meio sol amarelo: a guerra civil nigeriana entre a História e a Literatura. Conjecturas, [S. l.], v. 22, n. 1, pp. 917-942, jan./fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.53660/CONJ-556-101.
BRAGA, Cláudio R. V. A literatura movente de Chimamanda Adichie: pós-colonialidade, descolonização cultural e diáspora. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2019.
DAVIS, Angela. Women, Race, & Class. New York: Random House, 1981.
EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (org.). Escrevivência: a escrita de nós – Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. pp. 26-46.
FANON, Frantz. Les damnés de la Terre. Paris: François Maspéro, 1961.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva; Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MISRA, Maitrayee; SHRIVASTAVA, Manish. Dislocation, Cultural Memory & Transcultural Identity in Select Stories from The Thing Around Your Neck. In: EMENYONU, Ernest N. (ed.). A Companion to Chimamanda Ngozi Adichie. Woodbridge; Rochester: Boydell & Brewer, 2017. pp. 185-198.
MORAIS, Thayane de Araújo. Há coisas em volta do teu pescoço: questões de gênero em Chimamanda Ngozi Adichie. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
MUNANGA, Kabengele. Construção da identidade negra no contexto da globalização. In: DELGADO, Ignacio G.; ALBERGARIA, Enilce; RIBEIRO, Gilvan; BRUNO, Renato (org.). Vozes (além) da África: tópicos sobre identidade negra, literatura e história africanas. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2006. pp. 19-41.
NUNES, Alyxandra Gomes. Chimamanda Ngozi Adichie: trajetória intelectual e seu projeto literário. África(s), Alagoinhas, v. 3, n. 5, pp. 129-145, jan./jun. 2016. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/africas/article/view/4039. Acesso em 11 mar. 2024.
OGEDE, Ode. Allegory, Migration, Mock-Epic, and Unspeakable Subjects: The Lure of Glamour, Empire of Material Things (Okey Ndibe’s Foreign Gods, Inc.). In: OGEDE, Ode. Nigeria’s Third-Generation Literature: Content and Form. London: Routledge, 2023. pp. 71-112.
OLIVEIRA, Adilson Vagner de; SILVA, Agnaldo Rodrigues da. Literatura e história: estudo sobre A Revolta da Casa dos Ídolos e Bom Dia, Camaradas. Athena, Cáceres, v. 4, n. 1, pp. 1-11, 2013. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/
article/view/200. Acesso em 21 mar. 2024.
REIS, Eliana Lourenço de Lima. O que restou do “sonho americano”? Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 1, n. 7, pp. 127-145, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/article/view/5750. Acesso em 27 mar. 2024.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Can the Subaltern Speak? In: NELSON, Cary; GROSSBERG, Lawrence (Eds.). Marxism and the Interpretation of Culture. Urbana; Chicago: University of Illinois Press, 1988. pp. 271-313.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Foreword: Upon Reading the Companion to Postcolonial Studies. In: SCHWARZ, Henry; RAY, Sangeeta (Eds.). A Companion to Postcolonial Studies. Oxford: Blackwell, 2000. pp. xv-xxii.
THIBES, Luana. A Nigéria contemporânea por Chimamanda Ngozi Adichie: engajamento social no romance pós-colonial. Abatirá: Revista de Ciências Humanas e Linguagens, Eunápolis, v. 3, n. 6, pp. 7-30, jul./dez. 2022. Disponível em: https://revistas.
uneb.br/index.php/abatira/article/view/15604. Acesso em 26 fev. 2024.
VENTURA, Priscilla de Carvalho Maia. Por uma (re)construção do sujeito feminino afrodiaspórico: uma leitura de Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie. REVELL: Revista de Estudos Literários da UEMS, Campo Grande, v. 1, n. 24, pp. 262-282, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/50
Acesso em 11 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.