Anunciação de uma epistemologia decolonial: Zambiapunga como um movimento cultural de resistência

Autores

  • José Lucas Matias de Eça Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Decolonialidade, Zambiapunga, Ensino e Aprendizagem, Currículo Multicultural

Resumo

O presente artigo teórico é parte de uma tese em andamento, e visa responder a seguinte inquietação: como utilizar os múltiplos saberes que estão circunscritos na manifestação cultural do Zambiapunga em prol de uma reformulação do modelo hegemônico que está presente, ainda, nos processos de ensino e aprendizagem? Com isso, tem-se como objetivo refletir o Zambiapunga como instrumento cultural a serviço de uma Educação Decolonial em sala de aula. Trata-se de uma investigação qualitativa, bibliográfica, a qual aponta o Zambiapunga como candidato a materializar uma alternativa de referência cultural a serviço de uma educação multirreferenciada, que inspire um currículo referencialmente multicultural. Como resultado, verificou-se que existem vastas possibilidades de utilização desse grupo afrodiaspórico a serviço de uma Educação Decolonial, sobretudo, por meio de diferentes racionalidades, memórias, musicalidades, identidades, memórias, línguas, histórias, valores e costumes que foram invisibilizadas no contexto da colonialidade.

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Publicado

2025-08-16

Edição

Seção

Artigos