Por uma polifonia musical dialógica: contribuições da performance vocal solo

Autores

  • Juliana Araújo Gomes UFMS
  • William Teixeira UFMS

Palavras-chave:

Polifonia, Música, Canto, Performance musical, Música contemporânea

Resumo

Retomamos neste trabalho a definição de polifonia em Bakhtin para, primeiramente, buscar suas raízes na música e, em seguida, demonstrar de que formas a acepção literária do termo pode contribuir para o estudo da música de concerto escrita desde o século XX em novas compreensões de sua dimensão polifônica. Para tanto, além de escritos de Bakhtin e dos demais autores do Círculo, nos referenciamos na literatura acadêmica acerca do conceito, tanto das áreas de teoria literária quanto de musicologia. Propomos para esta expansão conceitual três estratégias polifônicas aplicadas ao repertório vocal solo: 1) a multiplicidade de textos, 2) a multiplicidade de papéis, e 3) a multiplicidade de ações. Por meio desse percurso, o resultado é não apenas o adensamento dos componentes que formam o conceito de polifonia, como também uma abordagem de performance apta a ser aplicada nas práticas musicais.

Referências

APEL, Willi. The Harvard Dictionary of Music. Cambridge: Harvard University Press, 1974.

ARAÚJO, Silvano Pereira de. O conceito de enunciador e de enunciatário na teoria de linguagem do Círculo de Bakhtin. In: Gelne, XX, 2004, Paraíba. Anais eletrônicos [...] João Pessoa, pp. 2363 – 2371.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do Romance III: O romance como gênero literário. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2019.

BAKHTIN, Mikhail. Lendo Razlúka de Púchkin: a voz do outro na poesia lírica. Tradução de Marisol Barenco de Mello, Mario Ramos Francisco e Júnior Alan Silus. São Paulo: Pedro & João Editores, 2021.

BAKHTIN, Mikhail. O autor e a personagem na atividade estética. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2023.

BENSON, Stephen. For Want of a Better Term?: Polyphony and the Value of Music in Bakhtin and Kundera. Narrative, v. 11, n. 3, pp. 292-311, 2003. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/20107320. Acesso em: 30 set. 2024.

BERIO, Luciano. Sequenza III (notas do autor), 1965. Disponível em: http://www.lucianoberio.org/sequenza-iii-authors-note? Acesso em: 10 out. 2022.

BERIO, Luciano. Sequenza III. Viena: Universal Editions, 1966.

BEZERRA, Paulo. Polifonia. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.

BOYD, Delane J. Uncanny Conversations: Depictions of the Supernatural in Dialogue Lieder of the Nineteenth Century. Tese (Mestrado em Música): University of Nebraska, 2016. Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/musicstudent/99/. Acesso em: 30 set. 2024.

BRAIT, Beth. Polifonia arquitetada pela citação visual e verbo-visual. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 1, n. 5, pp. 183-196, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/5397. Acesso em: 30 set. 2024.

BUTTERFIELD, Ardis. The Language of Medieval Music: Two Thirteenth-Century Motets. Plainsong and Medieval Music, v. 2, n. 1, 1993. Disponível em: doi:10.1017/S0961137100000395. Acesso em: 30 set. 2024.

CARDASSI, Luciane. Sequenza IV de Luciano Berio: estratégias de aprendizagem e performance. Per Musi, Belo Horizonte, n.14, pp. 44-56, 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/3191433/Sequenza_IV_de_Luciano_Berio_estrat%C3%A9gias_de_aprendizagem_e_performance. Acesso em: 30 set. 2024.

CLARK, Suzanah; LEACH, Elizabeth Eva. Polytextuality. In: CORREA, Delia da Sousa (Org.). The Edinburgh Companion to Literature and Music. Edimburgo: Edinburgh University Press, 2020.

CUMMING, Julie E. The Motet in the Age of Du Fay. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

DAMEN, Mark. Actor and Character in Greek Tragedy. Theatre Journal, Vol. 41, No. 3, Performance in Context, pp. 316-340, 1989. Disponível em: https://doi.org/10.2307/3208183. Acesso em: 30 set. 2024.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Volume 2. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 1995.

EDWARDS, Patti Yvonne. Luciano Berio’s Sequenza III: The Use of Vocal Gesture and the Genre of the Mad Scene. Universidade do Norte do Texas: Doutorado em Artes Musicais (Performance), 2004. Disponível em: https://digital.library.unt.edu/ark:/67531/metadc4618/m2/1/high_res_d/dissertation.pdf. Acesso em: 30 set. 2024.

FERRAZ, Silvio. Duas distâncias: para voz feminina e dois violões. Manuscrito do Compositor. São Paulo, 2007.

FERRAZ, Silvio; TEIXEIRA, William. Técnica estendida e escrita polifônica em Luciano Berio: Sequenza XIV. In: MENEZES, Flo (Org.). Luciano Berio: legado e atualidade. São Paulo: Editora UNESP, 2015. Disponível em: https://books.scielo.org/id/zx7hm/07. Acesso em: 30 set. 2024.

GOMES, Juliana Araújo; TEIXEIRA, William. O conceito de polifonia: entre a música e a literatura. Valittera - Revista Literária dos Acadêmicos de Letras, v. 1, n. 8, pp. 30–40, 2023. Disponível em: DOI: 10.61389/valittera.v1i8.7154. Acesso em: 30 set. 2024.

GRILLO, Sheila Vieira de Camargo. Problemas da criação de Dostoiévski (1929): gênese do texto e fontes bibliográficas. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, [S. l.], v. 16, n. 2, pp. Port. 266–297 / Eng. 280, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2176-457348296. Acesso em: 30 set. 2024.

LEACH, Elizabeth Eva. Music and Verbal Meaning: Machaut’s Polytextual Songs. Speculum, v. 85, n. 3, pp. 567-591, 2010. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/27866936. Acesso em: 30 set. 2024.

MALUFE, Annita Costa. Aquém ou além das metáforas: a escrita poética na filosofia de Deleuze. Revista Letras, São Paulo, v. 52, n. 2, pp. 185-204, 2012. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/24434348. Acesso em: 30 set. 2024.

OLIVEIRA, Robson Santos. Análise da polifonia e estudos do Self em Dostoiévski. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, [S. l.], n. 6, pp. 159–180, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/5577. Acesso em: 30 set. 2024.

PENHA, Gustavo; FERRAZ, Silvio. Cathy Berberian, Grock e as ideias de polifonia de ações, fragmentação textual, solfejo afetivo e humor em Sequenza III, para voz feminina, de Luciano Berio. Revista Vórtex, Curitiba, v.5, n.3, 2017, pp. 1-25. Disponível em: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2169. Acesso em: 30 set. 2024.

PIRES, Vera Lúcia; TAMANINI-ADAMES, Fátima Andréia. Desenvolvimento do conceito bakhtiniano de polifonia. Estudos Semióticos, São Paulo, Brasil, v. 6, n. 2, pp. 66–76, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2010.49272. Acesso em: 30 set. 2024.

ROMAN, Artur Roberto. O conceito de polifonia em Bakhtin: o trajeto polifônico de uma metáfora. Letras, Curitiba, n. 41-42, pp. 207-220, 1992-3. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/letras/article/viewFile/19126/12426. Acesso em: 30 set. 2024.

VASCONCELOS, Felipe de. [Meta]polifonia em Cântico das Crianças Corrompidas: uma visão ampliada da polifonia musical a partir das propostas de Mikhail Bakhtin. Musica Theorica, v. 6, n. 1, pp. 165–191, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.52930/mt.v6i1.177. Acesso em: 30 set. 2024.

VASSOLER, Flávio Ricardo. Prolegômenos dostoievskianos para uma reaproximação entre a polifonia de Mikhail Bakhtin e a dialética. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, [S. l.], n. 6, pp. 59–78, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-45732011000200005. Acesso em: 30 set. 2024.

VOLÓCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

VOLÓCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e a palavra na poesia: Ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.

WOLTERSTORFF, Nicholas. Works and Worlds of Art. Oxford: Clarendon Press, 1980.

Publicado

2025-05-12

Edição

Seção

Artigos