O poder de mudar o mundo: o apelo à cruzada das crianças

Autores

  • Ana Margarida Ramos Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Literatura infantil, Ativismo, Hibridismo, Multimodal, Afonso Cruz

Resumo

O objetivo deste texto é analisar um livro infantil publicado inicialmente em Portugal em 2015, intitulado A cruzada das crianças (vamos mudar o mundo), de Afonso Cruz. O estudo tem um duplo objetivo: i) refletir sobre o formato híbrido e multimodal deste livro, uma vez que inclui características dos géneros teatral/performativo, lírico e narrativo, combinando-os com referências ou excertos de outros discursos e artes; e ii) analisar o modo como promove e incentiva o ativismo infantil, a fim de mudar o mundo como o conhecemos, em termos dos valores fundamentais da sociedade. Ao abordar questões relacionadas com o ativismo infantil e ao retratar as crianças como cidadãos autoconscientes, proactivos e exigentes, A cruzada das crianças permite que as crianças expressem as suas reivindicações e ilustra uma tendência crescente na literatura infantil contemporânea, ao combinar elementos literários com elementos não ficcionais.

Referências

BROMLEY, Chelsea Marie. Brave New Forms: Adaptation, Remediation, and Intertex-tuality in the Multimodal World of Hugo Cabret. Tese de Mestrado. Eastern Michigan University, 2014. Disponível em: https://commons.emich.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1942&context=theses. Acesso 02 de maio de 2024.

CRUZ, Afonso. A cruzada das crianças (vamos mudar o mundo). Lisboa: Fábula, 2023.

CRUZ, Afonso. A cruzada das crianças (vamos mudar o mundo). Lisboa: Alfaguara. 2015.

ESCOURIDO, Sofia Madalena G. A página como possibilidade hiperficcional da nova literatura portuguesa: Patrícia Portela, Afonso Cruz e Joana Bértholo. Revista de Estudos Literários, v. 8, pp. 45-74, 2018. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/6169. Acesso 02 de maio de 2024.

ESCOURIDO, Sofia Madalena G. A página como possibilidade: Patrícia Portela, Joana Bértholo & Afonso Cruz, PhD Thesis, Coimbra University, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/94390. Acesso 02 de maio de 2024.

FLETCHER, Lauren, & HOLYOKE, Erica. Reading the Word and World: Portrayals of Activism in Children's Literature. The Reading Teacher, v. 76, n. 6, pp. 713-723, 2023. D.O.I: https://doi.org/10.1002/trtr.219. Acesso 02 de maio de 2024.

GIBBONS, Alison. Creativity and Multimodal Literature. In: The Routledge Handbook of Language and Creativity. New York: Routledge, 2015. pp. 293-307.

GIBBONS, Alison. Multimodal Literature and Experimentation. In: The Routledge Companion to Experimental Literature. New York: Routledge, 2012. pp. 420–434.

HALLET, Wolfgang. (2009). The Multimodal Novel: The Integration of Modes and Media in No¬velistic Narration. In: Narratology in the Age of Cross-disciplinary Narrative Research. Berlin: Walter de Gruyter, 2009. pp. 129-53.

HOPKINSON, Amanda. Guises and Dolls: A Story of Art, Objects and Ideas, with a Language All Its Own. TLS. Times Literary Supplement, v. 6198, pp. 17-18, 2022. Disponível em: https://go.gale.com/ps/i.do?p=AONE&u=anon~5166c7c9&id=GALE%7CA691009515&v=2.1&it=r&sid=googleScholar&asid=8e560455. Acesso 02 de maio de 2024.

MATHIS, Janelle B. Demonstrations of Agency in Contemporary International Children’s Literature: An Exploratory Critical Content Analysis Across Personal, Social, and Cultural Dimensions. Literacy Research and Instruction, v. 54, n. 3, pp. 206–230, 2015. D.O.I: https://doi.org/10.1080/19388071.2015.1027021. Acesso 02 de maio de 2024.

NANCE-CARROLL, Niall. Children and Young People as Activist Authors. International Research in Children's Literature, v. 14, n. 1, pp. 6-21, 2021. Disponível em: https://www.euppublishing.com/doi/abs/10.3366/ircl.2021.0374?journalCode=ircl. Acesso 02 de maio de 2024.

NAVAS, Diana; RAMOS, Ana Margarida. Textos que se (des) constroem: metaficção e intertextualidade na ficção juvenil contemporânea. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 38, n. 3, pp. 223-232, 2016. D.O.I: https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i3.31138. Acesso 02 de maio de 2024.

NØRGAARD, Nina. Multimodal Stylistics of the Novel: More than Words. New York and London: Routledge Taylor & Francis Group, 2019.

NØRGAARD, Nina. Multimodality and the Literary Text: Making Sense of Safran Foer’s ‘Extremely Loud and Incredibly Close’. In: New Perspectives on Narrative and Multimodality. New York, London: Routledge Taylor & Francis Group, 2010. pp. 115-126.

RAMOS, Ana Margarida. Hibridismos e contaminações: a propósito do livro-álbum como formato omnívoro. In: Mix & Match: Poéticas do Hibridismo. Vila Nova de Famalicão: Húmus Editores, 2020a, pp. 173-194.

RAMOS, Ana Margarida. Picturebook Format: Beyond the Relationship between Words and Pictures An Overview of the Portuguese Editorial Panorama. Libri & Liberi, v. 9, n. 1, pp. 61-64, 2020b. Disponível em: https://www.ceeol.com/search/article-detail?id=933083. Acesso 02 de maio de 2024.

SADOKIERSKI, Zoë. Visual Writing: A Critique of Graphic Devices in Hybrid Novels from a Visual Communication Design Perspective. PhD Thesis. University of Technology Sydney. 2010. Disponível em: https://opus.lib.uts.edu.au/handle/10453/20267. Acesso 02 de maio de 2024.

SHORT, Kathleen. G. (2017). The Right to Participate: Children as Activists in Picturebooks. In: Critical Content Analysis of Children’s and Young Adult Literature. New York/London: Routledge, 2017, pp. 147-164.

TAFT, Jessica. K., & O'KANE, Claire. Questioning Children's Activism: What is New or Old in Theory and Practice?. Children & Society, v. 38, n. 3, pp. 744-758, 2024. D.O.I: https://doi.org/10.1111/chso.12742. Acesso 02 de maio de 2024.

TSAPIV, Alla. Multimodal Imagery in Picture Books for Children. Cognition, Communication, Discourse, v. 25, pp. 80-88, 2022. D.O.I: https://doi.org/10.26565/2218-2926-2022-25-06. Acesso 02 de maio de 2024.

Publicado

2025-05-12

Edição

Seção

Artigos