Crianças são linguisticamente criativas ou conservadoras?
Palavras-chave:
Conservadorismo, Criatividade, Diário parental, Emergência da gramática, SociocognitivismoResumo
Em nossa pesquisa sobre a emergência da gramática, identificamos uma propriedade que recebe menos atenção nos estudos aquisicionais e que parece desconhecida da população em geral que lida e se encanta com os enunciados das crianças. Essa propriedade diz respeito à atitude conservadora observada na produção delas, que, em geral, é caracterizada como criativa. Este recorte de nossa pesquisa, em perspectiva sociocognitiva (ou baseada no uso) alinhada à linguística cognitivo-funcional, visa refletir sobre o conservadorismo e a criatividade, observados nos enunciados dos pequenos. Para tanto, mobilizamos estudos que os conceituam e analisam. A fim de exemplificar na língua em uso os fenômenos em discussão, selecionamos duas cenas de nosso corpus de vídeos do tipo diário parental em português brasileiro, divulgado em rede social. As evidências encontradas na literatura e nas cenas analisadas indicam que há uma tendência humana ao conservadorismo que acaba salientando ocorrências criativas no uso da língua.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. (VOLOCHINOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira com a colaboração de Lúcia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. Prefácio Roman Jakobson. Apresentação Marina Yaguello. São Paulo: Hucitec, 2009. [1929]
BYBEE, Joan. Língua, uso e cognição. Tradução Maria Angélica Furtado da Cunha. Revisão Técnica Sebastião Carlos Leite Gonçalves. São Paulo: Cortez. 2016. [2010]
DEL RÉ, Alessandra. HILÁRIO, Rosangela Nogarini. VIEIRA, Alessandra Jaqueline. A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem. Bakhtiniana, Rev Estud Discurso, v.16 (1), 2021, pp. 12–38. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2176-457348071. Acesso em 27 de mai. 2024.
DIESSEL, Holger. The Grammar Network: How Linguistic Structure Is Shapped by Language Use. Cambrige University Press, 2019.
GOLDBERG, Adele. CASENHISER, Devin M. SETHURAMAN, Nitya. Learning Argument Structure Generalizations. Cognitive Linguistics, vol. 15, no. 3, 2004, pp. 289-316. DOI: https://doi.org/10.1515/cogl.2004.011.
GOLDBERG, Adele E. The Constructions at Work: The Nature of Generalization in Language. Oxford: Oxford University Press, 2006.
GOLDBERG, Adele. Explain me This: Creativity, Competition, and the Partial Productivity of Constructions. New Jersey: Princeton University Press, 2019.
HILPERT, Martin. Ten Lectures on Diachronic Construction Grammar. Leiden, Boston: Brill, 2021.
OLIVEIRA, Mariangela Rios de. Gramaticalização e construcionalização na pesquisa funcionalista. In: Oliveira, M. R. de; Lopes, M. G. (Orgs.). Funcionalismo linguístico: interfaces. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023.
PERINI-SANTOS, Pedro. FERREIRA-SANTOS, Lídia; LEAL, Jéssica; BODOLAY, Adriana Nascimento. Pesquisa longitudinal: a evolução do uso lexical de uma criança dos 5 aos 22 meses de vida em um diário parental / Longitudinal Research: Lexical Use Evolution of a Child from 5 to 22 Months of Age. Rev. Estud. Ling., vol. 27, n. 1, 2019, pp. 73-104. Disponível em http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/12726. Acesso em 20 fev. 2025.
SNYDER, William. Children’s Grammatical Conservatism: Implications for Syntactic Theory. In N. Danis, K. Mesh, & H. Sung (Eds.), Proceedings of the 35th Annual Boston University Conference on Language Development, vol. 1. Somerville, MA: Cascadilla Press. 2011, pp. 1-20.
TOMASELLO, Michael. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003. [1999].
TOMASELLO, Michael. First Steps toward a Usage-Based Theory of Language Acquisition. Cognitive Linguistics, 11(1-2), pp. 61-82, 2000.
TOMASELLO, Michael. The Usage-Based Theory of Language Acquisition. In: Bavin EL; Naigles LR (eds). The Cambridge Handbook of Child Language. Cambridge Univ. Press, 2015. pp. 89-106.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.