“É uma memória afetiva”: provérbios como prática cultural de cuidado de si e do outro

Autores

  • Rejane Brandão Siqueira PUC-Rio
  • Edson Cordeiro dos Santos PUC-Rio
  • Jennifer Pena Vasconcellos da Silva PUC-Rio

Palavras-chave:

Cuidado, Cultura, Rememoração, Provérbios

Resumo

O artigo aborda as memórias de infância com o foco na transmissão de provérbios, tendo como fio condutor a cultura e as esferas da atividade humana com a utilização da língua. O objetivo é investigar as marcas de cuidar e ser cuidado nos relatos de memórias de uso de provérbios. Como metodologia, foram realizadas entrevistas coletivas em rodas de conversa com um grupo de profissionais de um curso de Especialização em Educação e com um grupo de estudantes de uma turma de Ensino Médio regular noturno para a análise da rememoração dos provérbios na infância. O texto está estruturado em duas partes: análise conceitual dos provérbios e descrição das rodas de conversa e categorias de análise (contextos; experiência intergeracional; metáforas e polifonia; e cuidado). As considerações finais apontam que a rememoração e narração de provérbios configuram um ato de cuidado, promovendo uma conexão humana que revela e toca o outro.

Biografia do Autor

Rejane Brandão Siqueira, PUC-Rio

Doutora em Educação pela PUC-Rio, é pesquisadora do grupo INFO/PUC-Rio (Infância, Formação e cultura); graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2004) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio/2011). Atualmente atua como Professora no Curso de Especialização em Educação Infantil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e das Disciplinas Pedagógicas Secretaria Estadual de Educação, RJ e como Orientadora Educacional na FAETEC/RJ. Tem experiência e faz pesquisa na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores e Políticas Públicas para a Infância, atuando principalmente áreas: Formação de Professores, Educação Infantil, Juventude, Infância e Escola.

Edson Cordeiro dos Santos, PUC-Rio

Professor, Pós-Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Linha de Pesquisa: Formação Humana: Cultura, Linguagem e Tecnologia) [março/2019-fevereiro/2024), Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio (Linha de Pesquisa: Políticas e Práticas em Educação), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio (Linha de Pesquisa: Políticas, História e Cultura em Educação), Especializado em Sociologia Urbana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Uerj. Atuou como assessor técnico em Organizações da Sociedade Civil de defesa de direitos da criança e do adolescente, participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro e é amigo da Rede Nacional Primeira Infância. Atua há mais de 40 anos nos movimentos sociais (estudantil, comunitário, educacional, ambiental e defesa de direitos) e no terceiro setor, com experiência em assessoria pedagógica em Centros de Educação Infantil Comunitários, administração institucional, consultoria institucional, gerenciamento de indicadores, planejamento estratégico, captação de recursos e elaboração de projetos. Faz parte do Grupo de Pesquisa Infância, Formação e Cultura - Infoc da PUC-Rio, com articulação interinstitucional com o Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Políticas Públicas - EIPP da Unirio. Professor do Curso de Especialização em Educação Infantil: perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas da PUC-Rio.

Jennifer Pena Vasconcellos da Silva, PUC-Rio

Mestranda em Educação pela PUC-Rio, é pesquisadora do grupo INFO/PUC-Rio (Infância, Formação e cultura) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2022). Atualmente atua como Teacher Assistant no Espaço de Educação Infantil Os Batutinhas. Tem experiência e faz pesquisa na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, atuando principalmente áreas: Cuidado, Educação Infantil, Infância e Rodas de Conversa.

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Publicado

2025-05-12

Edição

Seção

Artigos