Ensino de língua materna e Análise de Discurso Crítica

Autores

  • Viviana Cristina Vieira Sebba Ramalho Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Discurso, Poder, Ideologia, Ensino de língua materna, Práticas de estágio supervisionado

Resumo

Neste trabalho, levantamos reflexões sobre potencias contribuições da Análise de Discurso Crítica para práticas de ensino-aprendizagem de português como língua materna. Partindo de uma experiência de pesquisa-ação com estudantes de Estágio Supervisionado em Português na Universidade de Brasília, discutimos alguns (des)caminhos na formação de educadores/as capazes de analisar criticamente os discursos que circulam em nossa sociedade, de promover a consciência linguística crítica e, sobretudo, de refletir sobre suas próprias práticas docentes.

Biografia do Autor

Viviana Cristina Vieira Sebba Ramalho, Universidade de Brasília - UnB

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) Depto. de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL)

Publicado

2012-06-28

Edição

Seção

Artigos