Qualidade Informacional na Percepção dos Stakeholders em empresas de varejo no Brasil
estudo sobre as notas explicativas
Palavras-chave:
Assimetria Informacional, Qualidade da Informação Contábil, Governança, Compliance, TransparênciaResumo
Objetivo da pesquisa: O objetivo do texto é discutir a importância da qualidade das informações contábeis para a eficiência do mercado e destacar como a transparência nas informações contábeis é crucial para a confiança dos investidores e outros stakeholders.
Diagnóstico da problematização e/ou oportunidade: a qualidade da informação contábil influencia diretamente a tomada de decisão informada e a estabilidade do mercado financeiro e, por isso, é importante que haja transparência da informação.
Metodologia/abordagem: utiliza uma metodologia de survey e escala likert para explorar as percepções dos stakeholders sobre a clareza e qualidade das notas explicativas contábeis das empresas varejistas brasileiras.
Resultados/aplicação: Os resultados mostraram que profissionais experientes e com maior formação tendem a avaliar positivamente a qualidade das notas explicativas, enquanto participantes mais jovens e menos experientes foram mais críticos.
Contribuições: A pesquisa é relevante devido aos desafios recentes no setor varejista brasileiro, como escândalos de fraude e problemas de governança. Os achados podem ajudar empresas a melhorar as práticas de disclosure, promovendo transparência e confiança no mercado financeiro.
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