Gestão de Riscos em uma Empresa Multinacional no Setor de Seguros

Autores

Palavras-chave:

gestão de riscos, seguradora , matriz de riscos

Resumo

Objetivo principal da pesquisa: O objetivo principal do presente estudo foi a necessidade de compreender e detalhar como uma multinacional do setor de seguros implementa um sistema robusto de gestão de riscos, abordando a complexidade de atuar em múltiplas modalidades e a importância de tal sistema para a tomada de decisões estratégicas e a resiliência empresarial.

Diagnóstico da problematização e/ou oportunidade:  Trata-se de um estudo de caso que apresenta como uma seguradora multinacional implementou um sistema eficaz de gestão de riscos.

Metodologia: A metodologia de pesquisa foi embasada em uma revisão da literatura para explorar os conceitos fundamentais e as etapas do processo de gestão de riscos. Posteriormente, utilizou-se um estudo de caso qualitativo para analisar como uma empresa de seguros específica identifica, avalia e trata seus riscos, além de desenvolver ferramentas específicas para esse fim.

Results/Application: Os resultados do estudo indicam que a implementação de uma gestão de riscos eficaz contribui significativamente para tomadas de decisão mais estratégicas, redução de perdas e aumento da resiliência empresarial.

Contribuições: Este estudo contribui para a literatura e para o aprendizado ao detalhar a aplicação prática da gestão de riscos em uma multinacional de seguros, oferecendo insights sobre a identificação, avaliação e tratamento de riscos em um ambiente complexo.

Referências

ABNT NBR ISO 31000: (2018). Gestão de riscos - Princípios e diretrizes. Rio de Janeiro: ABNT. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4656830/mod_resource/content/1/ISO31000.pdff.

Campos, D., & dos Reis Carreiro, F. (2024). Compliance e gestão de riscos em tempos de inovação e disrupção digital. Revista de Gestão e Secretariado, 15(4), e3743-e3743; https://doi.org/10.7769/gesec.v15i4.3743

BTG Pactual (2010). Gerenciamento de Risco Dezembro de 2010. https://www.btgpactual.com/home/content/DemonstracoesFinanceiras/Gerenciamento de Risco Dez10.pdf.

Conselho Nacional de Seguros Privados. (2021). Resolução CNSP nº 416. Dispõe sobre o Sistema de Controles Internos, a Estrutura de Gestão de Riscos e a atividade de Auditoria Interna. Brasília.

Garcez, L. R. da S. (2019). Análise da gestão de riscos na área de compras da Fiocruz [Dissertação de mestrado, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz].

Guerra, A. de L. e R. (2023). Metodologia da Pesquisa Científica e Acadêmica. Revista Owl (Owl Journal) - Revista Interdisciplinar de Ensino e Educação, 149–159. https://doi.org/10.5281/zenodo.8240361

Herreira, A. C. H., & Prado, T. S. (2024). Contabilidade Financeira na Gestão de Riscos. Revista Scientia Alpha, 1.

De Paula Silveira, V. (2023). Plano de negócio: abertura de corretora de seguros em Florianópolis. [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC.

Praça, Fabíola Silva Garcia (2015). Metodologia da pesquisa científica: organização estrutural e os desafios para redigir o trabalho de conclusão. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos”, nº 1, p. 72-87,

Silva, A. J. (2017). Análise de risco de crédito das principais instituições financeiras que atuam no Brasil em relação a fatores econômicos do país [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo].

Tribunal de Contas da União. (2020). Manual de gestão de riscos do TCU: Tribunal de Contas da União, Brasília: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (Seplan).

Thomas, T. C., & Cargnelutti, L. (2023). Efeitos do desempenho em gestão de riscos e da inovação de processos na relação entre sistema integrado de gestão de riscos e desempenho organizacional.

Downloads

Publicado

2025-05-02

Edição

Seção

Relatos Tecnológicos