A influência dos incentivos fiscais da Zona franca de Manaus no desenvolvimento regional
uma análise de indicadores socioeconômicos e mercado de trabalho
Palavras-chave:
Zona Franca de Manaus, Desenvolvimento Regional, Incentivos Fiscais, , Mercado de Trabalho, SustentabilidadeResumo
Objetivo principal da pesquisa: Este estudo teve como objetivo principal analisar a evolução de indicadores socioeconômicos como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a taxa de emprego, a renda per capita e a taxa de escolaridade ao longo dos anos, correlacionando-os com a implantação e consolidação da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Diagnóstico da problematização: A Zona Franca de Manaus (ZFM) foi criada pela Lei nº 3.173, de 6 de junho de 1957, com o objetivo de fomentar o crescimento econômico da região Norte do Brasil, especialmente em Manaus e áreas adjacentes. Observa-se, porém, que com a Reforma tributária, discute-se o futuro das isenções.
Metodologia/ abordagem: A metodologia adotada foi quantitativa e qualitativa, unindo a avaliação de dados socioeconômicos à pesquisa dos elementos históricos, fiscais e burocráticos relacionados à ZFM. Foram coletados dados sobre IDH, taxa de emprego, renda per capita, grau de instrução e distribuição de renda em Manaus e no estado do Amazonas, com base em fontes como IBGE e PNUD.
Resultados/Aplicação: Os resultados apontam melhorias significativas, como o aumento da renda per capita, a elevação do IDH e a formalização do mercado de trabalho local. Contudo, os dados também evidenciam a dependência da economia regional em relação aos benefícios fiscais, além da persistência de desafios como a concentração de renda, impactos ambientais e falta de diversificação produtiva.
Contribuições: A pesquisa contribui para a avaliação crítica das políticas de desenvolvimento regional, sendo útil para gestores públicos, formuladores de políticas públicas e pesquisadores interessados na sustentabilidade econômica e social da Amazônia.
Referências
Banco Mundial.(2023). Relatório do Banco Mundial critica incentivos à Zona Franca de Manaus. Reuters.
Borges, V. M.; & Melo, P. C. A. (2019). Zona Franca de Manaus: impactos econômicos e sociais. Brasília, DF: IPEA.
Brasil. (1957). [Constituição, Leis etc.] Lei nº 3.173, de 6 de junho de 1957. Cria uma Zona Franca em Manaus. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília.
Brasil. (1991). [Constituição, Leis etc.] Lei nº 8.387, de 30 de dezembro de 1991. Prorroga os benefícios da Zona Franca de Manaus. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília.
Brasil. (1967). [Constituição, Leis etc.]. Decreto-Lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967. Reforma a estrutura da Zona Franca de Manaus. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília.
Brasil. (2016). Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Zona Franca de Manaus: desenvolvimento regional com geração de emprego e renda.
Brasil. (1981). Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Política Nacional do Meio Ambiente. Diário Oficial da União, Brasília.
Brasil. (2010). Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União, Brasília.
Brasil. (2012). Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Código Florestal Brasileiro. Diário Oficial da União, Brasília.
Brianezi, Thais. (2013). O deslocamento do discurso sobre a Zona Franca de Manaus: do progresso à modernização ecológica. São Paulo.
Fagá, M. F.; Monteiro, M. V. M.; & Nunes, M. C. (2015). A Zona Franca de Manaus e o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Amazonas: uma análise dos principais indicadores de 2002 a 2012. Revista Economia & Tecnologia, v. 11, n. 3, p. 43-63.
Holland, Márcio. (2022). Zona Franca de Manaus: impactos, efetividade e oportunidades. 2022. Apresentação (Palestra) – Evento realizado na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Manaus.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2022). Contas regionais: Produto Interno Bruto dos Estados. Rio de Janeiro.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estatísticas do século XX: contas nacionais – Produto Interno Bruto por Unidade da Federação.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2021). Indicadores socioeconômicos de Manaus e região metropolitana.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2020). Taxa de empregos formais no Amazonas. 2020.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (IBAMA) (2019). Licenciamento ambiental.
Instituto De Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Desigualdade e distribuição de renda na Amazônia.
Instituto De Proteção Ambiental Do Amazonas (IPAAM). Licenciamento Ambiental.
Oliveira, A. M. A Zona Franca de Manaus: perspectivas de desenvolvimento sustentável. Manaus: Editora UFAM, 2018.
Programa Das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).(2021). Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. Brasília.
Programa Das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). (2021). Impactos ambientais da Zona Franca de Manaus.
Programa Das Nações Unidas Para O Desenvolvimento (PNUD). (2022). Relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil.
Programa Das Nações Unidas Para O Desenvolvimento (PNUD). (2021). Relatório de Desenvolvimento Humano – Amazônia. Brasília.
Rodrigues, Icaro dos Santos; NEGREIROS, Miguel Carlos Viana; ALVES, Adenes Teixeira; PEREIRA, Bartolomeu Miranda. (2024).Análise comparativa da economia do Amazonas: antes e depois da implementação da Zona Franca de Manaus – impactos, desafios e oportunidades. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 10, n. 12, dez. 2024.
Souza, J. C. de. (2020).Educação profissional e Zona Franca de Manaus: desafios e possibilidades de desenvolvimento regional sustentável. 2020. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus.
Souza, Marcelino José de. (2020). Impactos da Zona Franca de Manaus no desenvolvimento econômico e social do Amazonas. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, v. 6, n. 3, p. 142-164.
Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) (s.d). Institucional: Informações institucionais e organizacionais da Suframa, compreendendo suas funções, competências, estrutura organizacional, relação de autoridades (quem é quem), agenda de autoridades, horários de atendimento e legislação.
Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) (2021). Relatório anual 2021. Brasília, DF: Suframa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Científica Cintec

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principral deverá enviar declaração, conforme o modelo: