Formalização em Epistemologia Genética e Digrafos

Autores

  • Ricardo Pereira Tassinari Universidade Estadual Paulista – UNESP

Palavras-chave:

Epistemologia Genética, Sujeito Epistêmico, Formalização, Psicologia Genética, Agrupamento, Digrafos.

Resumo

Sendo uma das questões centrais da Epistemologia Genética o estudo da constituição dos conhecimentos e das estruturas a eles necessárias no sujeito epistêmico, isto é, no sujeito do conhecimento, seja do ponto de vista psicogenético, seja do ponto de vista histórico-crítico, um de seus temas principais é o da relação entre as estruturas epistêmico-psicológicas do sujeito epistêmico e as estruturas lógico-matemáticas abstratas. Em Epistemologia Genética, a formalização e a axiomatização das estruturas epistêmico-psicológicas constituem um dos principais métodos de se explicitar a correlação entre os dois tipos de estruturas, na medida em que a formalização de uma estrutura epistêmico-psicológica resulta em um sistema formal axiomático que também expressa uma estrutura abstrata lógico-matemática. Nesse contexto, é interessante notar que algumas estruturas epistêmico-psicológicas se mostraram resistentes à formalização e à axiomatização, como no caso das estruturas de Agrupamento do Período Operatório Concreto. Casos como esse nos levam a perguntar se, em Epistemologia e Psicologia Genéticas, existem métodos gerais de formalização condizentes com os resultados e pressupostos gerais dessas áreas, principalmente considerando que, segundo a Epistemologia Genética, a formalização é um processo e não um estado e, nesse sentido, tais métodos gerais devem ser consoantes à possibilidade de uma constituição contínua das estruturas epistêmico-psicológicas. Neste trabalho, apresentamos, a partir de conceitos gerais da Epistemologia e Psicologia Genéticas e das estruturas lógico-matemáticas de digrafos, algumas reflexões no sentido de propor um método geral de formalização condizente com os resultados e pressupostos gerais dessas áreas, inclusive com a possibilidade de constituição contínua das estruturas.

Biografia do Autor

Ricardo Pereira Tassinari, Universidade Estadual Paulista – UNESP

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Edição

Seção

Artigos Cognitio