Afastando-se da base pragmática da inteligência natural

Autores

  • Nathan Houser Indiana University Bloomington

Palavras-chave:

Base pragmática, Grafos existenciais, Hawkins, Inteligência natural, Neocórtex, Peirce, Semiose

Resumo

Estamos no vestíbulo de uma era em que a Inteligência Artificial parece destinada não apenas a gerenciar, mas a governar o fluxo e o uso da informação. Como o impacto sobre a vida e a cultura humanas certamente será profundo, é imperativo que a concepção de inteligência que orienta a IA seja compatível com a inteligência humana. O neurocientista e desenvolvedor de IA Jeffrey Hawkins está convencido de que a IA está trilhando um caminho errado ao se basear em modelos de linguagem de grande escala (big data), e que, para alcançar a Inteligência Artificial Geral (AGI), objetivo quase universal dos desenvolvedores de IA, é necessário adotar uma abordagem inspirada biologicamente. Ele desenvolveu uma nova e promissora teoria natural da inteligência baseada no funcionamento do neocórtex humano, mas descarta os processos do cérebro mais antigo como em grande parte desnecessários e contraproducentes para uma IA pós-darwiniana. A concepção naturalista de inteligência desenvolvida pelos pragmatistas clássicos há um século e meio oferece um arcabouço teórico mais rico, que situa os agentes inteligentes em ambientes interativos, o terreno pragmático da inteligência natural. Peirce, em particular, com sua busca ao longo da vida para compreender profundamente como o conhecimento pode ser extraído da experiência, desenvolveu teorias da percepção, formação de crenças, semiose e lógica cognitiva, que, tomadas em conjunto, constituem a base para uma teoria abrangente da inteligência. Essa teoria incorpora formas instintivas e emocionais de inteligência e permite um espaço conceitual no qual o pensamento pode se concentrar em preocupações e interesses teóricos, normativos e estéticos complexos. Essa concepção pragmatista da inteligência, da mentalidade em geral, é necessária para compreender as limitações e os riscos da IA em sua corrida rumo à AGI.

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Publicado

2025-07-14

Edição

Seção

Artigos Cognitio