História e Fotografia: do protótipo daguerreótipo ao papel de fonte visual no planejamento didático
Palavras-chave:
História, Fotografia, EnsinoResumo
O texto apresenta a relação entre História e a Fotografia com o objetivo de discutir a importância da imagem, a exemplo da obra do artista e antropólogo Pierre Verger, como documento e fonte histórica representante do século XX e, portanto, facilitador do processo ensino-aprendizagem na construção e identificação dos alunos como sujeitos histórico-culturais. Para tanto, foram realizadas leituras bibliográficas de obras clássicas, como a de Walter Benjamin, a obra do fotógrafo e antropólogo Boris Kossoy, e da produção mais recente, como a das historiadoras Maria Auxiliadora Schmidt e Marlene Cainelli. Ademais, o trabalho traz discussões como o trabalho conjunto entre a fotografia e a história contemporânea, as experiências em sala de aula com a elaboração de sequências didáticas destinadas ao aprender a identificar e diferenciar fontes primárias e secundárias, a natureza e a crítica ao documento histórico como produtor de discursos e propulsor da construção do conhecimento histórico nos diversos espaços de sociabilidade.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Bárbara Maria Caldeira, Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.