Catolicismo e patriotismo do clero brasileiro
a participação de Dom Leopoldo no movimento da restauração (1908-1923)
Palavras-chave:
PatriotismoResumo
A relação entre catolicismo e patriotismo é uma questão relevante, hoje, sobretudo considerando a significação original deste conceito conforme a doutrina cristã e o ensinamento social da Igreja na contemporaneidade. Este artigo trata do papel desempenhado por D. Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo (1906-1938) através daT análise de suas “conferências patrióticas”, que foram proferidas por ocasião do Centenário da Independência. Nessas preleções mostra o patriotismo do clero na sociedade brasileira, destacando os serviços por ele prestados na esfera sociopolítica. A atuação do arcebispo realiza-se no contexto da “Restauração Católica” (1920-1930). Para se alcançar esse objetivo serão considerados: conceituação de patriotismo na tradição cristã, apresenta-se em seguida um panorama do movimento da restauração que caracterizou do catolicismo brasileiro, especialmente naquela década; nesse quadro situa-se a exposição do discurso patriótico do prelado. O percurso mostrará que a instituição eclesiástica se afasta do fim de sua existência e do compromisso pelo bem comum, negando o significado de patriotismo, à medida que se preocupa em garantir sua presença na sociedade como instituição religiosa aliando-se ao poder temporal.
Referências
AZZI, Riolando. O Estado leigo e o projeto ultramontano. São Paulo: Paulus, 1994.
AZZI, Riolando. A Igreja Católica na formação da sociedade brasileira. Aparecida: Santuário, 2008.
BRIGHENTI, Agenor (org.). O novo rosto do clero: perfil dos padres novos do Brasil. Petrópolis: Vozes, 2021.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Mensagem ao povo brasileiro. Belo Horizonte, PUC Minas, 2022.
CONCILIO ECUMÊNICO VATICANO II. Constituição Pastoral Gaudium et spes. Petrópolis: Vozes, 1968.
DIAS, Carlos Malheiro. Pensadores brasileiros: pequena antologia. Lisboa: Bertrand, sd.
EL MAGISTERIO pontifício contemporâneo: colección de encíclicas y documentos desde León XIII a Juan Pablo II: evangelización, família, educación, orden sociopolítico. Madrid: Biblioteca de Autores Cristãos, 1992).
FRANCISCO, Papa Carta encíclica Fratelli tutti: sobre a fraternidade e amizade social. São Paulo: Paulinas, 2020.
LUSTOSA, Oscar de Figueiredo. A Igreja Católica no Brasil-República: cem anos de compromisso (1889-1989). São Paulo: Paulinas. 1991.
LUSTOSA, Oscar de Figueiredo (org.). A Igreja Católica no Brasil e o Regime Republicano. São Paulo: Loyola, 1990.
MORAES, E. Vilhena de. O patriotismo e o clero no Brasil. Rio de Janeiro: imprensa Nacional, 1929.
SANTOS, Wanderlei dos. Dom Duarte Leopoldo e Silva. In: Boletim do CEPEHIB, a. VI, n. 2 (21), abril, 1984, p. 21-24. [Centro de Pesquisas e Estudos de História da Igreja no Brasil].
SILVA, Duarte Leopoldo e. O Clero e a Independência: conferências patrióticas. Rio de Janeiro: Centro Dom Vital, 1923.
TABORDA, Francisco de Assis Costa. Recensão: LEOPOLDO E SILVA, Dom Duarte. O clero e a Independência: conferências patrióticas. Paulinas: São Paulo, 1972. Perspectiva Teológica, n. 12, a. VII, p. 143, jan./jun. 1975.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Cultura Teológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.