Vídeos Publicitários e o discurso da Tecnologia: Metáforas Verbo-Visuais
Autores
Rodrigo esteves de Lima-Lopes
Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa
Palavras-chave:
Multimodalidade, Vídeos Publicitários, Metáfora, Modos de Linguagem
Resumo
Este artigo discute metáforas multimodais em um corpus de vídeos publicitários. O objetivo é discutir como essas metáforas constroem o discurso de sedução do expectador por meio da facilitação e explicação de conteúdos da área técnica de informática. Essas metáforas constituem-se por um complexo sistema: além do verbal, há diversos outros modos: como gestos, vestimenta, olhar e posição no quadro; todos encapsulados na imagem do vídeo. Resultados parecem indicar que tais metáforas servem para caracterizar produtos de uma determinada marca de computadores como superior em qualidade e facilidade de operação.
Biografia do Autor
Rodrigo esteves de Lima-Lopes, Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa