Inseridas nas discussões desenvolvidas no contexto do projeto Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA) no qual analisamos aspectos linguístico-discursivos de textos acadêmicos em diversos campos de produção do conhecimento, confrontamo-nos com a necessidade de refletir sobre epistemologia e metodologia científica. Objetivamos, portanto, discutir sobre a constituição do conceito de ciência instituído no cerne do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) a partir do aparato conceitual e metodológico empregado por Bronckart (1999, 2006, 2008) para a abordagem e descrição dos fatos de linguagem, de natureza eminentemente sócio-histórico-cultural. Para tanto, assentaremos nossas discussões nos estudos referentes ao saber/fazer científico, em especial nas obras de Popper (2007 [1934]) e Bourdieu (1983, 2002, 2004). As reflexões apontam que, no processo de construção do conhecimento, o pesquisador deve evitar a submissão a um padrão metodológico dominante, dogmático e autoritário, e estar aberto às várias abordagens disponíveis.
Biografia do Autor
Renata de Lourdes Costa de Menezes, Universidade Federal da Paraíba
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística - PRLING
Regina Celi Mendes Pereira, Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco
Raquel Basílio, Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba