Construção da identidade profi ssional de professores na universidade: aprendendo a partir de sua prática diarista
Autores
Eveline Mattos Tápias-Oliveira
Universidade de Taubaté – UNITAU – BRASIL
Palavras-chave:
identidade e construção da identidade do professor, prática diarista, ensino de leitura e produção escrita, pesquisa e ensino.
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma tese de doutorado eestudos subsequentes dos mesmos dados: diários produzidos por alunosiniciantes no curso de Letras participantes de práticas de leitura eescrita acadêmicas. Dados coletados longitudinalmente ao longo deum ano apresentam informações sobre o processo de aprendizagem ea construção identitária dos sujeitos. Análise linguístico-enunciativodiscursivarevela: gêneros utilizados pelos sujeitos no diário em razão deseu posicionamento frente ao professor; uso de metáforas para entendermudanças valorativas sobre o conhecimento; vozes confl itantes durante aformação crítica do profi ssional. Ao fi nal, comentários sobre a formaçãoprofi ssional do professor.