Uma Análise Sistêmico-Funcional de Redações de Aprendizes da Língua Inglesa
Autores
Luciana de Moura
University of Miami, Miami, Florida
Palavras-chave:
linguística sistêmico-funcional, aprendizes de língua inglesa, redações expositivas.
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise sistêmico-funcional de duas redaçõesoriginadas do Exame de Redação Analítica da Universidade da Califórnia,escritas por aprendizes da lingua inglesa. A análise mostra as escolhaslinguísticas utilizadas nessas duas redações, uma que recebeu uma notaalta e uma que recebeu uma nota baixa no exame. O artigo descrevealgumas das escolhas gramaticais que são funcionais para a redaçãoexpositiva, divididas em três categorias principais: escolhas textuais,interpessoais e ideacionais. Depois dessa breve descrição é apresentada aanálise das duas redações em termos desses recursos. O artigo mostra asdiferenças entre as redações em termos das escolhas linguísticas usadaspelos dois autores. Algumas conclusões para a prática educacional erecomendações para educadores baseados na análise serão incluídas.