Aprendendo línguas estrangeiras em teletandem: Recursos e estratégias
Autores
João A. Telles
UNESP – Universidade Estadual Paulista, Brazil
Palavras-chave:
teletandem, aprendizagem em tandem, ensino e aprendizagem de língua estrangeira, telecolaboração.
Resumo
Teletandem é um contexto virtual, autônomo e colaborativo no qualdois falantes de línguas diferentes utilizam recursos de tecnologia VOIP(texto, voz e imagem de webcam) para ajudar o parceiro a aprender asua língua materna (ou linguagem de profi ciência). Este trabalho enfocaos processos de estudo e respostas dos alunos ao contexto do teletandem.Dados quantitativos e qualitativos de 134 estudantes universitários foramcoletados através de um questionário online. Os resultados revelam oconteúdo dos processos de aprendizagem, atividades, estratégias e recursosadotados pelos alunos. Concluímos com uma discussão crítica acerca dosresultados e levantamos implicações pedagógicas desta modalidade decontato intercultural online para aprender línguas estrangeiras.