Aprendizagem de línguas em regime de teletandem em um contexto tecnológico de educação: interações entre alunos brasileiros e alemães
Autores
Suelene Vaz da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Brazil
Francisco José Quaresma de Figueiredo
Universidade Federal de Goiás, Brazil
Palavras-chave:
Aprendizagem de línguas, Teletandem, Temas sobre o meio ambiente, Aprendizagem colaborativa.
Resumo
Este trabalho apresenta dados de um estudo realizado com estudantesuniversitários brasileiros - do Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Estado de Goiás, Campus Goiânia, Goiás, que queriamaprender Inglês e estudantes universitários alemães - da Universidadede Worms, na Alemanha – que desejavam aprender Português. Acomunicação bilíngue intercultural foi realizada no segundo semestre de2010 e envolveu discussões sobre questões ambientais. A adoção de umaperspectiva qualitativa na análise dos dados foi obtida a partir de sessõesde conversação através de um software de webconferência conhecido comoOpenmeetings, de e-mails e de atividades escritas desenvolvidas pelosalunos. Os dados foram analisados com base na teoria sociocultural. Entre as conclusões a que chegamos, observamos que os participantes utilizaramrecursos do software para lhes auxiliar no processo de aprendizagemdas línguas, discutiram temas relativos à ciência ambiental, bem como aassuntos relacionados à sua vida pessoal e acadêmica. Quanto às línguasutilizadas, os participantes usaram inglês durante as sessões de teletandemcomo língua de ancoragem para auxiliar seus parceiros na aprendizagemdo próprio inglês e do português, bem como introduziram a língua alemãnas sessões de interação.