Teletandem Institucional Integrado: O que aprendemos sobre produção escrita e correção por pares?
Autores
Solange Aranha
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Brazil
Suzi Marques Spatti Cavalari
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Brazil
Palavras-chave:
teletandem, produção escrita, feedback corretivo, aprendizagem de língua estrangeira.
Resumo
Defi nimos o teletandem institucional integrado (TTDii) como uma série desessões de teletandem que são integradas às aulas de língua estrangeiraa fi m de que a prática de teletandem ao mesmo tempo benefi cie e sejabenefi ciada por tais aulas. O objetivo deste trabalho é encaminharquestões sobre a forma pela qual os participantes brasileiros, futurosprofessores de língua estrangeira, oferecem feedback para as produçõesescritas de seus pares americanos. Os dados pertencem a um banco dedados que inclui os textos escritos e revisados durante a duração dasparcerias. Os resultados mostram que os participantes tendem a corrigira produção escrita de seus parceiros de teletandem de forma direta, comfoco na forma linguística e de acordo com suas crenças e experiênciacomo alunos.