O relato: um revelador dos panos de fundo e subentendidos do trabalho: uma ferramenta para formar e transformar
Palavras-chave:
relato, relato profissional, práticas discursivas, autoconfrontação, didatização.Resumo
Trabalhos oriundos de diferentes correntes de pensamento, ou mesmode disciplinas diferentes, como as ciências da educação e a ergonomia,convergem atualmente para um objeto aparentemente comum: fazer comque relatos e discursos de profi ssionais contribuam para a formação detrabalhadores iniciantes. Se a problemática, de maneira geral, não énova, sua atualização nas esferas particulares e a utilização concretade procedimentos dela decorrentes suscitam questões inéditas, ao menosno que diz respeito às ferramentas propostas. Examinaremo-nas fazendoreferência a dois exemplos franceses de ações de formação profi ssional:a autoformação de professores iniciantes por meio da plataforma Néop@ss-action e a utilização de relatos profissionais na formação à profi ssão deergonomista. Assistimos nos dois casos a tentativas de didatizar objetos e processos escolhidos na esfera da produção discursiva.Downloads
Edição
Seção
Artigos