Vozes em embate na mídia de informação e produção da objetividade: polêmicas em torno da precarização do trabalho na escola
Autores
Bruno Deusdará
UERJ
Décio Rocha
UERJ / CNPq
Palavras-chave:
discurso relatado, notícia de jornal, precarização do trabalho escolar, Programa Nova Escola
Resumo
Neste artigo, procedemos à análise de modos de produção de sentidos sobre o trabalho dos profissionais de Educação do ensino médio na mídia impressa, a partir de uma perspectiva enunciativa. Para fins de análise, selecionamos, como corpus, notícias de jornal tematizando o Programa de gratificação Nova Escola, instituído na rede pública estadual do Rio de Janeiro desde 2000. Abordando a problemática da heterogeneidade enunciativa (Authier-Revuz, 1990; Maingueneau, 1997), privilegiamos o discurso relatado como entrada de análise, com ênfase na categoria de discurso narrativizado (Genette, 1972; Sant’Anna, 2004; Deusdará, 2006). Os resultados obtidos mostram que o recurso ao discurso narrativizado cria um efeito de objetividade máxima na captação da voz oficial.
Biografia do Autor
Bruno Deusdará, UERJ
Instituto de Letras (Departamento de Estudos da Linguagem) e Instituto de Aplicação (Departamento de Línguas e Literatura)
Décio Rocha, UERJ / CNPq
Instituto de Aplicação (Departamento de Línguas e Literatura) e Instituto de Letras (Departamento de Estudos da Linguagem)