Mulheres emocionalmente descontroladas: identidades generificadas na mídia contemporânea
Autores
Branca Falabella Fabrício
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Identidade, Gênero, Discurso midiático, Análise Crítica do Discurso
Resumo
Vários estudos sobre a caracterização da identidade de gênero na mídia têm sinalizado que o eixo bipolar masculino–feminino vem orientando historicamente as narrativas identirárias, ao diferenciar homens e mulheres em razão de sua anátomo-fisiologia. Apontam ainda para o fortalecimento, na contemporaneidade, de discursos cientificistas explicativos do comportamento humano, alimentados pelos avanços tecnológicos e pelo mercado. Tendo em vista esse panorama, o propósito do presente estudo é, com base em um texto jornalístico inglês, mapear parte das crenças e da lógica que figuram no cenário midiático contemporâneo, analisando sua participação na construção do conceito de mulher e de feminilidade hegemônica. O referencial da Análise Crítica do Discurso é utilizado para abordar o processo de construção de posições imaginárias propostas para os interlocutores cujas vozes interagem no referido texto.