FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS
Autores
Telma Gimenes
Universidade Estadual de Londrina
Simone Reis
Universidade Estadual de Londrina
Denise I. B. G. Ortenzi
Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave:
formadores de professores reflexivos, estágio, experiência pessoal, pesquisa acadêmica
Resumo
A participação como membros de bancas examinadoras na área de Metodologia e Prática de Ensino de Inglês em nível universitário tem nos levado a questionamentos sobre o papel do “supervisor de estágio”. Neste trabalho fazemos algumas observações a respeito dessa participação, especialmente no que se refere às imagens apresentadas pelos candidatos, muitos sem qualquer experiência prévia na área. Identificamos duas fontes principais que parecem justificar suas abordagens: uma derivada da biografia pessoal e profissional e outra derivada de contato com textos acadêmicos. Em ambas se pode notar a fé na “verdade” a ser revelada aos futuros professores. Apresentamos também nossos próprios entendimentos de qual seria o papel do supervisor, posição essa igualmente sujeita ao mesmo crivo de análise.