A emergência da "coesão" narrativa: "e daí" em narrativas infantis

Autores

  • Roxane Helena Rodrigues Rojo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

pontuação, escrita, aquisição, revisão, narrativa, formato gráfico do texto

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever práticas, processos e mecanismos internacionais que conduzam a criança de narrativas dialógicas para monológicas, como são encontradas em processos interacionais de alfabetização e aquisição de linguagem. Para fazer isso, analisarei e discutirei práticas interacionais em um cpntext familiar, em leitura de livros e episódios de narração de histórias. Os resultados mostram que os segmentos então e depois, multifuncionais e polissêmicos, assumem diferentes funções durante essa construção e são o suporte segmentar de um novo padrão entoacional do discurso narrativo, visto como o primeiro surgimento da narrativa mológica. Esses resultados levam a questionar as afirmações linguísticas e psicolinguísticas sobre as funções e o funcionamento desses segmentos.

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Publicado

2019-07-01

Edição

Seção

Artigos