Incremento de inteligibilidade de fala de deficientes auditivos

Autores

  • Ivani Corbó Massari
  • Mauro Spinelli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Distúrbios da Comunicação
  • Maria Carolina Paes de Barros
  • Rosalice Ribeiro de M. Abrahão

Resumo

A inteligibilidade da fala depende do uso correto dos sons de língua (fonemas) em vocábulos em frases e de padrões adequados de prosódia e voz. Ela pode ser medida através de percentuais de palavras, frases ou idéias compreendidos pelos ouvintes.
Este trabalho refere-se a um estudo que teve por objetivo verificar a possibilidade de aumentar a inteligibilidade da fala de deficientes auditivos que já atingiram a pré-adolescência. Geralmente, no trabalho fonoaudiológico e escolar com deficientes auditivos procura-se o desenvolvimento da linguagem, sem se dar ênfase ao treino de sua fala, que em última análise exterioriza a linguagem. Desta forma, ocorre que, freqüentemente, os deficientes auditivos, embora tenham linguagem oral para se comunicar, não são entendidos ao se expressarem, devido à pouca inteligibilidade de sua fala.
Os resultados obtidos com o programa de treinamento da fala com 5 alunos de deficientes auditivos de 10 e 11 anos de idade mostram que mesmo nessa faixa etária pode-se conseguir significativos incrementos da inteligibilidade da fala quando se realizam programas de treinamento bem definidos e controlados, que incluam a participação de pessoas convivendo com os alunos durante muitas horas.
Os resultados obtidos não podem ser atribuídos a nenhum fator isolado mas a conjunção dos seguintes aspectos: técnicas racionais dirigidas ao fortalecimento dos feed-backs proprioceptivo e visual e à realização motora articulatória mas fluente e natural; motivação constante de terapeutas, professores, pais e alunos.

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