Incremento de inteligibilidade de fala de deficientes auditivos
Resumo
A inteligibilidade da fala depende do uso correto dos sons de língua (fonemas) em vocábulos em frases e de padrões adequados de prosódia e voz. Ela pode ser medida através de percentuais de palavras, frases ou idéias compreendidos pelos ouvintes.Este trabalho refere-se a um estudo que teve por objetivo verificar a possibilidade de aumentar a inteligibilidade da fala de deficientes auditivos que já atingiram a pré-adolescência. Geralmente, no trabalho fonoaudiológico e escolar com deficientes auditivos procura-se o desenvolvimento da linguagem, sem se dar ênfase ao treino de sua fala, que em última análise exterioriza a linguagem. Desta forma, ocorre que, freqüentemente, os deficientes auditivos, embora tenham linguagem oral para se comunicar, não são entendidos ao se expressarem, devido à pouca inteligibilidade de sua fala.
Os resultados obtidos com o programa de treinamento da fala com 5 alunos de deficientes auditivos de 10 e 11 anos de idade mostram que mesmo nessa faixa etária pode-se conseguir significativos incrementos da inteligibilidade da fala quando se realizam programas de treinamento bem definidos e controlados, que incluam a participação de pessoas convivendo com os alunos durante muitas horas.
Os resultados obtidos não podem ser atribuídos a nenhum fator isolado mas a conjunção dos seguintes aspectos: técnicas racionais dirigidas ao fortalecimento dos feed-backs proprioceptivo e visual e à realização motora articulatória mas fluente e natural; motivação constante de terapeutas, professores, pais e alunos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Ivani Corbó Massari, Mauro Spinelli, Maria Carolina Paes de Barros, Rosalice Ribeiro de M. Abrahão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.