Triagem auditiva estudo sobre as alterações auditivas em escolares
Resumo
O propósito deste estudo foi investigar os problemas auditivos que são detectados em escolares. 984 crianças na faixa escolar de pré e primeira série da rede estadual e particular serviram como sujeitos. Optou-se pela testagem audiométrica individual, realizada no interior de um atomóvel. Nos casos de falha, foi realizada audiometria tonal, logoaudiometria e impedanciometria.Os resultados encontrados foram os seguintes: 1. do total de crianças testadas, 6,4% falharam na triagem, 3,8% falharam na avaliação audiológica (sendo 24 problemas bilaterais e 14 unilaterais), e 1,2% não comparecem à avaliação. 2. do total de ouvidos que falharam na avaliação audiológica, 54,1% apresentaram otite média serosa e/ou disfunção tubária, 24,6% apresentaram otite média serosa e/ou disfunção tubária, 24,6% apresentaram perdas auditivas condutivas associadas ou não a otite média, e 21,3% apresentaram perdas auditivas neurosensoriais associadas ou não a otite média.
Atinha-se este procedimento a perdas neurosensoriais. No entanto, várias outras patologias fizeram-se presentes, destacando-se entre elas a otite média. Constatou-se a necessidade da utilização de técnicas mais eficazes na detecção das mesmas, bem como uma investigação dos fatores que influenciem esta taxa. Urge a utilização de um procedimento desta ordem em escolas visando a prevenção e o encaminhamento.
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Copyright (c) 2012 Thelma Regina da Silva Costa, Thais Catalani Morata, Maria Estela Marques, Maria Stella dos S. Credidio, Eliana Egerland, Doris Ruth Lewis, Lilian Del Poz, Maria Valéria Grandi M. Gallindo

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