Triagem auditiva estudo sobre as alterações auditivas em escolares

Autores

  • Thelma Regina da Silva Costa
  • Thais Catalani Morata
  • Maria Estela Marques
  • Maria Stella dos S. Credidio
  • Eliana Egerland
  • Doris Ruth Lewis
  • Lilian Del Poz
  • Maria Valéria Grandi M. Gallindo

Resumo

O propósito deste estudo foi investigar os problemas auditivos que são detectados em escolares. 984 crianças na faixa escolar de pré e primeira série da rede estadual e particular serviram como sujeitos. Optou-se pela testagem audiométrica individual, realizada no interior de um atomóvel. Nos casos de falha, foi realizada audiometria tonal, logoaudiometria e impedanciometria.
Os resultados encontrados foram os seguintes: 1. do total de crianças testadas, 6,4% falharam na triagem, 3,8% falharam na avaliação audiológica (sendo 24 problemas bilaterais e 14 unilaterais), e 1,2% não comparecem à avaliação. 2. do total de ouvidos que falharam na avaliação audiológica, 54,1% apresentaram otite média serosa e/ou disfunção tubária, 24,6% apresentaram otite média serosa e/ou disfunção tubária, 24,6% apresentaram perdas auditivas condutivas associadas ou não a otite média, e 21,3% apresentaram perdas auditivas neurosensoriais associadas ou não a otite média.
Atinha-se este procedimento a perdas neurosensoriais. No entanto, várias outras patologias fizeram-se presentes, destacando-se entre elas a otite média. Constatou-se a necessidade da utilização de técnicas mais eficazes na detecção das mesmas, bem como uma investigação dos fatores que influenciem esta taxa. Urge a utilização de um procedimento desta ordem em escolas visando a prevenção e o encaminhamento.

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