Dança /arte do movimento para crianças deficientes auditivas
Resumo
Buscando compreender o deficiente auditivo na sua totalidade, foi desenvolvida uma pesquisa estudando-o através de uma nova perspectiva dentro da área de Distúrbios da Comunicação. Foi realizado um trabalho de dança/arte do movimento na DERDIC (divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunciação) para uma classe de oito crianças portadoras de deficiência auditiva na faixa etária de 7 anos. O programa fundamentou-se nos conceitos de Rudolf Laban. As aulas foram ministradas duas vezes por semana durante o período de um ano. A maioria delas foi documentada através de gravações em videocassete. Os resultados obtidos revelaram que os alunos desenvolveram um autoconhecimento e autoconhecimento e auto-imagem positiva, o que desencadeou uma disposição para entrar em contato e se comunicar com os outros. Ao revelar este potencial expressivo, as crianças conseguiram fazer transparecer seus estados de ânimo, limites e interesses, com precisão. A própria voz passou a existir com mais intensidade e soltura. A criatividade de cada um se manifestou e, criando juntos, aprenderam a trabalhar em grupo. Além da importância da inclusão de dança/arte do movimento no currículo escolar de crianças deficientes auditivas, talvez o resultado mais significativo tenha sido a possibilidade de ultrapassar os limites da escola especial através da integração destas crianças como ouvintes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Maria Renata M. S. Neves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.