Aprendendo símbolos bliss via computador I
Resumo
Um sistema computadorizado de ensino de símbolos Bliss a paralisados cerebrais foi desenvolvido e aplicado para comparar a eficácia relativa dos emparelhamentos Símbolo-Vocábulo (SV), Símbolo-Figura (SF) e Símbolo-Palavra Escrita (SP). Tirando vantagem da recombinatividade de Bliss, primeiramente eram ensinados símbolos de substantivos, depois dos verbos e modificadores derivados. Foram avaliados efeitos de carreamento, e de tipo de treino e teste (SV, SF, SP) sobre desempenho em treino (tempos médio e total, freqüência de erros e de tentativas até critério) e teste (proporção de acerto, tempos médio de acerto). Este primeiro de dois artigos avaliou efeitos do tipo de treino sobre desempenho no treino, e de teste, no teste. O segundo avalia efeitos de tipo de teste e categoria gramatical sobre desempenho no teste; de treino e categoria gramatical sobre teste; de teste em função do treino precedente sobre teste; de teste em função do treino precedente e categoria gramatical do símbolo sobre teste. Neste primeiro artigo, a ordem de eficiência de treino e teste foi SV, SF, SP em todas medidas. Relevante à programação de ensino, resultados sugerem que a vantagem do emparelhamento SV decorre da modalidade dupla visual-auditiva. O segundo artigo explora processos e oferece evidência de aprendizagem emergente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Fernando César Capovilla, Valéria de O. Thiers

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.