Detecção da deficiência auditiva por meio da escala de aquisições iniciais de linguagem (ELM): um estudo piloto

Autores

  • Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima Universidade Estadual de Campinas
  • Vanda Maria Gimenez Gonçalves Universidade Estadual de Campinas
  • Elizabeth Maria A. Barasnevicius Quaglia Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A falta de audição em uma criança acarreta, principalmente, dificuldades no desenvolvimento de fala e linguagem. Os objetivos desse trabalho foram: detectar o problema auditivo através da escala ELM e avaliar o desenvolvimento de linguagem de crianças deficientes auditivas. Foram avaliadas 81 crianças do Ambulatório de Neurodiagnóstico da Deficiência Auditiva do HC/UNICAMP, e 16 apresentaram deficiência auditiva associadas a problemas neurológico e 11 audição normal. As 54 crianças com deficiência auditiva não apresentaram respostas compatíveis com sua idade cronológica na função Auditiva-Receptiva da escala ELM, e o problema auditiva foi confirmado pela Audiometria de Respostas Evocadas de Tronco Cerebral (BERA). Na função Visual, todas realizaram as provas máximas, com exceção de duas crianças. Quanto ao desenvolvimento de linguagem, função Auditiva-Expressiva, 100% das crianças entre 18 e 24 meses produziram gorjeio, vocalização recíproca, sorriso e vibração de lábios. Nessa mesma função, 100% das crianças entre 25 e 36 meses de idade cronológica chegaram até a produção do balbucio monossilábico e entre 37 e 48 meses, 100% produziram balbucio polissilábico.

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