Percepções vocais relacionadas às alterações hormonais em mulheres

Autores

  • Ana Marcia Vasconcelos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Fonoaudiologia
  • Marta Assumpção de Andrada e Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Fonoaudiologia
  • Léslie Piccolotto Ferreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Fonoaudiologia
  • Fernando Leite de Carvalho e Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Fonoaudiologia

Palavras-chave:

percepções vocais, ciclo menstrual, alterações hormonais, mulheres, médicos ginecologistas, saúde vocal.

Resumo

A discussão a respeito das percepções vocais relacionadas às alterações hormonais em mulheres é, ainda, um assunto recente na área fonoaudiológica sendo, então, de grande importância um levantamento da literatura específica existente e pesquisa de campo.
O objetivo deste trabalho foi investigar as relações entre a voz e as alterações hormonais. Realizamos, num primeiro momento, um levantamento bibliográfico sobre as alterações hormonais no ciclo mestrual e suas conseqüências na voz e, num segundo, foram realizadas entrevistas com mulheres para verificar suas percepções sobre o assunto. Médicos ginecologistas também foram entrevistados para complementar as informações sobre o assunto.
Foram entrevistadas quarenta mulheres, contatadas aleatoriamente, por meio de um protocolo elaborado previamente pela pesquisadora. Os médicos ginecologistas entrevistados foram dez, com tempos variados de prática clínica.
Nas respostas dos questionários das mulheres, observamos uma predominância de relatos negativos em relação à percepção de quaisquer mudanças vocais em função de alterações hormonais. Constatou-se uma não associação de mudanças vocais às alterações hormonais. Salvo poucas exceções, a grande maioria das mulheres não percebia nenhuma mudança na voz nos períodos pré-menstrual e menstrual.
O mesmo resultado foi constatado com a maioria dos dez médicos entrevistados, os quais relataram não ter recebido de suas pacientes reclamações e queixas a este respeito. Concluiu-se que seis médicos têm conhecimento teórico e algumas vezes prático de mudanças vocais conseqüentes das alterações hormonais do ciclo menstrual, mas não se interessam por investigação mais minuciosa a este respeito em suas consultas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos