Interpretação da escrita infantil: a questão da autoria

Autores

  • Cynthia Raya Kristensen Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
  • Regina Maria Freire Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

escrita, autoria, letramento.

Resumo

Este estudo tem como objetivo mostrar que é possível encontrar autoria ou indícios deste nas produções escritas de crianças em fase inicial de alfabetização. Para tal, é necessária a adoção de uma outra concepção teórica que aquela centrada numa visão tradicional de aprendizagem. Para que se possa analisar uma produção escrita tendo como critério a autoria, adotou-se como modelo teórico a Análise do Discurso da Escola Francesa. Produções de escrita espontânea foram analisadas e interpretadas. Concluiu-se que as produções escritas infantis apresentam autoria, mesmo que não estando inscritas nas normas da língua. O uso correto das regras gramaticais, da pontuação, da ortografia deixa de ser um obstáculo para a inserção e a produção no discurso escrito em fase inicial de alfabetização. O caminho torna-se assim inverso, ou seja, é a partir das práticas discursivas escritas que a criança usura as regras determinadas pela língua.

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