Identificação de estratégias no processo terapêutico de uma criança deficiente auditiva

Autores

  • Daniela Moreira Nery
  • Beatriz Novaes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

deficiência auditiva, (re)habilitação, processo terapêutico.

Resumo

O diagnóstico da deficiência auditiva feito cada vez mais cedo tem levado o fonoaudiólogo a atuar com bebês e crianças pequenas. O trabalho com esta população tem seu foco de atenção na perspectiva da abordagem oral, na aquisição e desenvolvimento da linguagem, com a utilização máxima da audição residual. Este estudo descreve e discute o processo terapêutico da criança deficiente auditiva nos primeiros anos de vida, por meio de um estudo de caso. São abordadas particularidades deste processo e trabalho com a percepção auditiva e com a linguagem. É na articulação da fundamentação teórica com as práticas fonoaudiológicas que se busca explicitar o método clínico. As especificidades do trabalho fonoaudiológico com a criança deficiente auditiva são discutidas, e o método clínico é caracterizado pelo uso de estratégias, fundamentado na teoria e materializado no brincar.

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