Identificação de estratégias no processo terapêutico de uma criança deficiente auditiva
Palavras-chave:
deficiência auditiva, (re)habilitação, processo terapêutico.Resumo
O diagnóstico da deficiência auditiva feito cada vez mais cedo tem levado o fonoaudiólogo a atuar com bebês e crianças pequenas. O trabalho com esta população tem seu foco de atenção na perspectiva da abordagem oral, na aquisição e desenvolvimento da linguagem, com a utilização máxima da audição residual. Este estudo descreve e discute o processo terapêutico da criança deficiente auditiva nos primeiros anos de vida, por meio de um estudo de caso. São abordadas particularidades deste processo e trabalho com a percepção auditiva e com a linguagem. É na articulação da fundamentação teórica com as práticas fonoaudiológicas que se busca explicitar o método clínico. As especificidades do trabalho fonoaudiológico com a criança deficiente auditiva são discutidas, e o método clínico é caracterizado pelo uso de estratégias, fundamentado na teoria e materializado no brincar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Daniela Moreira Nery, Beatriz Novaes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.