Articulações entre psicanálise e educação e algumas especificidades numa escola para surdos

Autores

  • Sandra Pavone de Souza
  • Tatiana Karinya C. Rodrigues

Palavras-chave:

psicanálise e educação, surdez e educação.

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo discutir o papel do psicanalista na escola, a partir das possíveis articulações entre psicanálise e educação, durante um estágio de observação feito numa escola de educação infantil para crianças surdas, situada na cidade de São Paulo. A partir disso, acrescentamos algumas considerações buscando similaridades e diferenças na escola para crianças ouvintes e para crianças surdas. Dentro desse contexto, consideramos que a psicanálise pode intervir, visando tanto esclarecer as necessárias conseqüências dessa especificidade, quanto buscar possíveis vias de restituir, no laço pais ouvintes – filho, a transmissão das marcas que o constituem para além do signo da surdez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos