Articulações entre psicanálise e educação e algumas especificidades numa escola para surdos
Palavras-chave:
psicanálise e educação, surdez e educação.Resumo
Esse trabalho teve como objetivo discutir o papel do psicanalista na escola, a partir das possíveis articulações entre psicanálise e educação, durante um estágio de observação feito numa escola de educação infantil para crianças surdas, situada na cidade de São Paulo. A partir disso, acrescentamos algumas considerações buscando similaridades e diferenças na escola para crianças ouvintes e para crianças surdas. Dentro desse contexto, consideramos que a psicanálise pode intervir, visando tanto esclarecer as necessárias conseqüências dessa especificidade, quanto buscar possíveis vias de restituir, no laço pais ouvintes – filho, a transmissão das marcas que o constituem para além do signo da surdez.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Sandra Pavone de Souza, Tatiana Karinya C. Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.