Linguagem e surdez: considerações sobre práticas fonoaudiológicas

Autores

  • Maria Cecília Bonini Trenche Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Fonoaudiologia

Palavras-chave:

linguagem, surdez, terapia fonoaudiológica.

Resumo

Neste artigo, relatam-se reflexões sugeridas por uma pesquisa exploratória para a qual, buscando reunir subsídios para uma discussão sobre o trabalho clínico-terapêutico realizado por fonoaudiólogos com crianças surdas, foram entrevistados profissionais colhendo informações sobre o modo como atuam nesse tipo de atendimento. Acreditando que o método de tratamento clínico é determinado pela visão teórica que embasa o terapeuta, tratou-se aqui apenas de buscar estabelecer relações entre a prática relatada e as correspondentes perspectivas teóricas subjacentes. Foi possível identificar pelo menos duas visões distintas – uma que prioriza um trabalho voltado para os problemas que a surdez impõe à recepção e à emissão de mensagens e outra que enfatiza a relação do sujeito com a linguagem, em detrimento da patologia – no raciocínio clínico que embasa práticas fonoaudiológicas de crianças surdas.

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