Linguagem e surdez: considerações sobre práticas fonoaudiológicas
Palavras-chave:
linguagem, surdez, terapia fonoaudiológica.Resumo
Neste artigo, relatam-se reflexões sugeridas por uma pesquisa exploratória para a qual, buscando reunir subsídios para uma discussão sobre o trabalho clínico-terapêutico realizado por fonoaudiólogos com crianças surdas, foram entrevistados profissionais colhendo informações sobre o modo como atuam nesse tipo de atendimento. Acreditando que o método de tratamento clínico é determinado pela visão teórica que embasa o terapeuta, tratou-se aqui apenas de buscar estabelecer relações entre a prática relatada e as correspondentes perspectivas teóricas subjacentes. Foi possível identificar pelo menos duas visões distintas – uma que prioriza um trabalho voltado para os problemas que a surdez impõe à recepção e à emissão de mensagens e outra que enfatiza a relação do sujeito com a linguagem, em detrimento da patologia – no raciocínio clínico que embasa práticas fonoaudiológicas de crianças surdas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Maria Cecília Bonini Trenche

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.